10 passos de gestão comercial que vão revolucionar o planejamento do seu negócio

A gestão comercial tem como objetivo garantir não apenas a manutenção do negócio, mas a evolução e melhoria em todas as etapas do processo gerencial. Esse tipo de gestão é importante pois visa concentrar esforços particulares na eficiência da venda, atendimento ao cliente, aumento da produtividade, ampliar a qualidade dos produtos ou serviços, além de fortalecer o posicionamento da empresa no mercado. 


Para garantir que essa gestão seja realizada de forma eficiente é necessário que haja planejamento e estratégia. 


Por isso, montamos um guia com 10 passos de gestão comercial para que você possa revolucionar o planejamento do seu negócio. 


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10 passos de gestão comercial que vão revolucionar o planejamento do seu negócio

1 – Tenha um bom relacionamento com cliente

Oferecer um atendimento ao cliente com excelência é uma das estratégias essenciais de gestão comercial. Estamos falando de todo o ciclo de captação, desde o primeiro contato até o pós-venda.

E para garantir que todas as etapas sejam realizadas de maneira eficiente, uma das soluções que as empresas aplicam, é a implantação de um sistema CRM. 


Com esse sistema é possível automatizar diversas atividades, melhorar o atendimento e otimizar o tempo de realização de processos garantindo um ótimo relacionamento com o cliente. 

2 – Crie um bom plano de marketing

Todo planejamento comercial precisa estar atrelado com um bom plano de marketing. O plano de marketing é essencial para identificar o perfil dos seus clientes, conhecer o tamanho do mercado, entender a concorrência, estudar o portfólio, estruturar planos de ações, além de garantir que a empresa ganhe mais visibilidade no mercado e alcance melhores resultados. 

3 – Tenha uma área comercial estruturada

É essencial que o setor comercial da sua empresa seja composto por profissionais qualificados e preparados para administrar os processos de venda. Os gestores e vendedores precisam estar alinhados quanto aos objetivos comerciais e manter uma comunicação saudável que visa não só o crescimento dos negócios, mas também o bom relacionamento entre a equipe. 

Claro que isso deve estar diretamente ligado aos recursos que a empresa dispõe para que as atividades sejam realizadas com eficiência. As ferramentas de trabalho são fundamentais para o bom desempenho das tarefas e consequentemente para ter melhores resultados. 

4 – Tenha uma liderança comprometida

Ter uma liderança comprometida com os objetivos, disposta a garantir a excelência em todos os processos, e motivada em crescer junto com a empresa, faz toda a diferença no sucesso do seu negócio. 

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5 – Disponha de treinamentos para as equipes

Oferecer treinamento para as equipes da empresa não só ajuda na capacitação dos colaboradores, como também é uma forma de trazer melhorias para os departamentos. Tanto treinamentos internos como cursos de aperfeiçoamento, são importantes para o desenvolvimento dos funcionários e para a empresa. 

10 passos de gestão comercial que vão revolucionar o planejamento do seu negócio

6 -   Gestão de performance e desempenho

É muito importante que os gestores acompanhem o desempenho das ações que foram tomadas. Os indicadores de desempenho permitem avaliar continuamente a posição e evolução de determinada atividade de uma empresa.

Dessa forma tanto a equipe como os gestores podem acompanhar se estão avançando ou se distanciando dos resultados esperados.

7 - Invista na experiência do cliente

Neste tópico podemos enxergar uma relação muito grande com o primeiro item que envolve o atendimento ao cliente. Quando falamos em proporcionar uma experiência, estamos nos referindo em transmitir valor para o cliente através do seu negócio.  É fazer com que ele enxergue a importância de utilizar os seus serviços e o quanto a sua empresa é comprometida em prestar um atendimento de qualidade em todos os momentos de interação. 

É essencial que o cliente tenha toda a atenção da equipe durante os atendimentos e sinta como se estivesse recebendo uma verdadeira consultoria. Ele precisa confiar na empresa e ter certeza que estão buscando a melhor solução para seu negócio.  

8 - Avalie seu portfólio de produtos e serviços

Faça uma avaliação do seu portfólio junto com a equipe de desenvolvimento e trace novas estratégias de melhorias e implementação de novos produtos ou serviços. Ter um setor de gestão de produtos é essencial para que novas ideias sejam desenvolvidas e para que sugestões e feedbacks sejam analisados a fim de atender as necessidades do cliente.   

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9 - Gestão de custos

É muito importante que você conheça seu próprio negócio para que cuidados essenciais como gestão de custos, não seja deixado nas mãos de terceiros. 

O ideal é fazer um registro com todos os gastos para assim identificar quais investimentos são desnecessários e quais precisam de uma atenção especial.  Além disso, essa gestão auxilia o planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da empresa.

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10 - Invista em ferramentas de automação

Hoje existem diversas ferramentas de automação que podem ajudar nos processos da sua empresa. Além de simplificar e otimizar o seu trabalho, são ótimas alternativas para quem deseja aumentar a produtividade, melhorar o gerenciamento dos negócios, o atendimento ao cliente e também ter melhores resultados. 


O Zoho é uma das ferramentas de automação mais conhecidas do mercado que oferece soluções completas para todas as áreas da empresa. A plataforma conta com um CRM próprio, recurso que aumentam o desempenho do seu negócio e um conjunto de aplicativos de negócios pré-integrados. 


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Até breve!

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