5 Hacks de como captar e fidelizar clientes

Com o mercado cada vez mais concorrido, parece que o desafio de fidelizar clientes só aumentou nos últimos anos. Mas não precisa se precisar, pois captar clientes exige apenas uma coisa: estratégia.

Fica claro que na maioria dos casos as empresas acabam se frustrando com a quantidade de leads, comparando com o resultado nas vendas, e esse resultado só é superado assim que sentimentos e impressões são substituídos por dados robustos. Vender é ciência.

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre como fidelizar o seu cliente para garantir o sucesso da sua marca de forma estratégica.

Vale lembrar que é muito importante defender um conceito que você acredite de fato para poder cativar e alcançar essas pessoas. Ninguém gosta de empresas que fazem nada por imagem, visando apenas o lucro.

Aqui vão 5 hacks e um bônus para você conseguir se destacar e fidelizar os seus clientes.

hacks de como captar e fidelizar clientes

Primeira dica: Antes de captar clientes, descubra quem são eles 

Pode parecer bobagem, mas é extremamente importante ter em mente que intenção de compra não é o mesmo que probabilidade de compra. 

É muito simples, todos nós podemos ter interesse em comprar uma Ferrari, mas não temos necessariamente condições para isso. Conhecer o perfil do seu consumidor te ajuda a definir os objetivos e se torna uma pedra angular de qualquer estratégia para captar clientes.

Segunda dica: Saiba o que você precisa vender

Esteja atento ao seu mercado e descubra qual é a dor que seu potencial cliente, assim você encontrará formas para que essa questão seja resolvida.

Existe uma diferença entre saber se o seu produto efetivamente resolve um problema para o seu cliente, ou se você está apenas tentando 'empurrar' o produto.

É necessário se concentrar em captar clientes a partir dos leads cujas dores temos reais condições de resolver. Quanto mais aparente, mais fácil será a sua venda e mais tempo esse cliente permanecerá com a sua empresa.

Terceira dica: Adapte as vendas para cada tipo de consumidor

Cada público reage a um material de vendas de forma específica, e você precisa descobrir o jeito certo de chegar em cada audiência.

Quando for captar clientes, procure direcionar cases próprios para cada um deles. Defina os tipos de comportamentos que seus clientes possuem, por exemplo, você pode utilizar uma abordagem mais direta para um lead, e uma mais lúdica para outro.

Ainda assim, é necessário entender muito bem com que tipo de cliente se está lidando, o tipo de dor, o perfil, o segmento e a área. Só assim você conseguirá se adaptar a ele.

Quarta dica: Tenha atenção às métricas

É essencial acompanhar todo o andamento de um processo comercial. Você saberia dizer, quantos agendamentos os pré-vendedores estão fazendo? Ou então, quantas visitas os vendedores estão conseguindo dar andamento?

Você também precisa ter os dados se destas visitas, quantas vendas estão sendo feitas. Dentre os clientes que conseguiu, quantos estão satisfeitos? Qual o índice de cancelamento (churn)?

De forma geral, convém ter bons softwares para automatizar e gerar métricas de melhor qualidade. Isso porque são muitas métricas e dados para controlar e manter o padrão.

Essa é uma forma assertiva de acompanhar o caminho do crescimento do seu negócio. Para facilitar o seu trabalho, estabeleça critérios substanciais. Existe no mercado diversas empresas com muitos KPIs (indicadores-chave de desempenho).

Não se esqueça de estabelecer indicadores que são de fato relevantes para o seu negócio.

Leia também: O que são Métricas e Dimensões no Google Analytics

Quinta dica: Trabalhe com o sucesso do cliente

Nesse ponto, leve em consideração que o objetivo em captar clientes é ajudá-los a alcançar um determinado resultado. Sendo assim, alinhe sua estratégia de negócios a intenção real do seu cliente.

O consumidor não é alguém a ser explorado, e sim alguém a ser orientado para alcançar o melhor retorno sobre o investimento realizado. Por esse motivo é necessário que os interesses estejam em sintonia.

Estabeleça uma jornada de sucesso, não adianta pensar que todos os clientes terão a mesma trajetória, é preciso se adaptar a cada dificuldade, que pode ser diagnosticada antes mesmo de o captar.

Podemos pensar da seguinte maneira: alguns clientes terão dúvidas em BI (inteligência de mercado), enquanto outros terão dificuldades de cadastramento. São assuntos completamente diferentes e você precisa dominar essas questões para ajudá-lo.

Não perca a cabeça por números ruins

Se ao acompanhar os números perceber que desempenho em algum indicador piorou, e que você precisa mudar tudo, não se desespere. O mercado como um todo está em momento delicado e para todas as empresas o cenário de captação de clientes tem sido um grande desafio.

Não é preciso fazer alterações drásticas para captar clientes em novos mercados se houve apenas um comportamento padrão de mercado, por exemplo. Seja cauteloso em analisar as métricas. É necessário ter um número constante de melhora ou piora para se tomar uma decisão.

Considerações Finais

Você deve ter o controle de toda empresa na palma das mãos, para garantir o sucesso em vendas complexas em todos os ciclos. Coloque a qualidade dos dados no centro de suas atenções.

Informações importantes de consumidores, produtos e desempenho devem nortear suas decisões na hora de captar clientes para a sua empresa. Vender é uma ciência.

 

Faça tudo que estiver ao seu alcance para conseguir captar e fidelizar o seu cliente, assim sua marca ganha credibilidade no mercado. Esperamos ter te ajudado.

 

Até à próxima!


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