Aprenda como Aplicar Marketing Automation em seu negócio!

Aquelas velhas estratégias em massa de marketing já não funcionam mais. Táticas caras, interruptivas, não segmentadas, e até invasivas se encaixam em uma abordagem de marketing (one-size-fits-all) antiquada, que nos dias atuais não vai de encontro ao público-alvo como indivíduos de diferentes personalidades, interesses e preocupações.


A estratégia de Marketing Automation nos possibilita tratar cada cliente dentro de suas características e hábitos de consumo. Segmentar e personalizar conteúdo não é se envolver com uma única audiência de muitos, mas conseguir gerenciar diversas audiências de um público repleto de particularidades. 


Algumas tecnologias favorecem empresas possibilitando fornecer conteúdo relevante, altamente direcionado a partir de alguns critérios fundamentais, incluindo a localização do cliente, o dispositivo que ele usa normalmente, e se é um visitante anônimo, um prospect ou um cliente ativo.


A automação de marketing traz ao negócio a humanização das relações. Por isso, estratégias mais bem-sucedidas com Marketing Automation, são exatamente as que compreendem seu público-alvo e garantem um conteúdo sob medida para atender às necessidades e expectativas de consumidores específicos.


Agora a pergunta que não quer calar é: como filtrar informações e aplicar as melhores estratégias de automação para melhorar as relações entre empresa e cliente? Isso é que veremos nos itens a seguir.

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Como Aplicar Marketing Automation  

Aprenda como Aplicar Marketing Automation em seu negócio!

Segmentação de dados

Para começar um dos primeiros passos na aplicação de um projeto de Marketing Automation é saber como dividir os dados coletados em cadastros ou pesquisas em segmentos:


  • cultura;
  • hectares;
  • histórico;
  • geografia.

Contudo, para alcançar seu público alvo e conseguir transformá-los em clientes, é necessário ir mais fundo nessa questão.

É preciso garantir uma “conexão” com o cliente através de conteúdos qualificados e experiências personalizadas e diferenciadas. 


O cliente está sempre a procura de encantamento, sentir-se especial. Por isso é necessário segmentar cada vez mais até chegar ao seu objetivo. Mas como isso é possível?

Automação de marketing por comportamento

A segmentação individual dos seus possíveis clientes se dá através de três passos iniciais:

Comportamento > automação > real time
O Marketing Automation funciona basicamente com os seguintes dados:
  • o que você sabe sobre o cliente para atender suas necessidades;
  • o comportamento do cliente para acertar o timing de contatos e mensagens;
  • o comportamento para tratar cada cliente como indivíduo único.
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Tratamento pessoal

Podemos utilizar um exemplo prático. Imagine que você é dono da lanchonete da praça. Devido ao convívio com as pessoas, você provavelmente saberá tudo sobre seus clientes. Seu atendimento é diferenciado, baseado nas informações coletadas através de um atendimento direto. Se existir um cliente que está evitando carne vermelha, por exemplo, você oferece um lanche vegetariano ou com frutos do mar.


Dessa forma, seus clientes acabam gastando cinco vezes mais com você do que com outros estabelecimentos, investindo mais do que a média em seus lanches e mantém uma relação pessoal de afeto e amizade com você.


Esse exemplo muito simples diz muito sobre como ter um tratamento especial e personalizado e como isso afeta o comportamento dos consumidores. Você mesmo, não é cliente de um estabelecimento comercial onde os administradores já estão cientes de seus gostos pessoais?

Conheça seus clientes!

Depois que conquistamos nossos clientes, passamos a ter um relacionamento que possibilita o atendimento personalizado, ganhamos em engajamento e nutrição:


Personalização > engajamento > nutrição


Engajamento: Com uma mensagem direcionada e específica, aumentamos nossa chance de sucesso em engajar estes usuários. Logo em seguida conseguimos passar a entregar conteúdo qualificado em troca de informações dos visitantes como seu nome, endereço de e-mail, telefone. Agora não existe um abismo entre vocês, você já sabe quem é o seu cliente, e qual o seu interesse.


Nutrição: Esse é o processo de construção de relacionamentos com clientes potenciais através do compartilhamento de recursos, conteúdos e informações. O objetivo nessa fase é mover os Leads no seu funil de vendas até que eles estejam prontos para consumir sua marca. De acordo com estudo da Monetate and eConsultancy, a nutrição personalizada gera um impacto de aproximadamente 19% nas vendas.

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Já está mais do que na hora de começar a aplicar marketing automation no seu negócio, não é mesmo? Nossa intenção é sempre poder ajudar, não deixe de nos acompanhar para ter acesso a mais conteúdos como este. 


Até breve!

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