Como aumentar a taxa de conversão sem investir muito em marketing
No marketing digital, o objetivo central não é apenas atrair os clientes ideais, mas não se engane, é muito importante também garantir a fidelização para que continuem gerando tráfego e, cedo ou tarde, convertê-los em leads.
“Mas como posso aumentar as vendas da minha loja sem realizar altos investimentos em marketing?”
Essa é uma pergunta recorrente que todo varejista virtual se faz. Por isso, nesse post iremos apresentar algumas dicas para ajudá-lo nisso e informações relevantes para você entender mais sobre a taxa de conversão.
Leia também: Campanhas de marketing alimente seu e-commerce
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é uma métrica usada para acompanhar quanto da sua audiência realmente converte e gera resultados para o negócio. Nesse caso, as conversões são medidas com base no número de visitantes potenciais que realizaram alguma ação desejada no seu site. Essas ações podem ser a compra de um produto, preencher um formulário, solicitar um orçamento ou qualquer outro que seja o objetivo da página.
Como calcular a taxa de conversão?

É possível calcular sua taxa de conversão através de uma fórmula muito simples. O cálculo é feito em porcentagem, e compara o número total de visitantes de uma página com a quantidade de usuários convertidos nela.
Por exemplo, supondo que você tenha uma landing page com os seguintes números:
- visitantes: 5.000
- pessoas convertidas: 50
O cálculo da sua taxa de conversão para essa página seria o total de conversões, dividido pelo total de visitantes. Então 50/5000 = 1%.
Embora esse seja um cálculo fácil de ser fazer, existem ferramentas de análises de métricas do mercado que podem facilitar essa tarefa. O Zoho Analytics por exemplo é um software onde você para gerar relatórios e fazer análises aprofundadas com eficiência.
Assim, você pode conferir o desempenho do negócio como um todo, por acompanhar o total de leads gerados, orçamentos pedidos e vendas realizadas.
Como aumentar a taxa de conversão
Agora iremos falar de como aumentar a taxa de conversão sem que haja a necessidade de fazer grandes investimentos em ações de marketing. Confira abaixo:
Página do produto
Quando pensamos na trajetória do processo de compra, a primeira etapa é a página de detalhes do produto. Nesta página devemos inserir todas as informações relevantes para convencer o visitante a colocar esse produto no carrinho de compras.
Uma estratégia interessante e que pode ajudar muito, é colocar o botão “adicionar ao carrinho de compras” em um local que seja visível, preferencialmente com uma cor quente e chamativa e com um espaço branco de cerca de um centímetro ao seu redor.
Não deixe de ler: Como fidelizar clientes através do encantamento de seu produto e/ou serviço
Identificação ou cadastro

O próximo passo após os itens serem adicionados ao carrinho de compras, é a identificação ou cadastro.
É muito importante que nessa etapa tenha disponível a funcionalidade “esqueci a senha” para que os visitantes que perderam a senha não deixem de seguir adiante com a compra.
Carrinho
A página do carrinho deve ser simples e objetiva direcionando o visitante a prosseguir a compra. Evite layouts poluídos com informações que não são relevantes para não tirar o foco do visitante.
Além disso, procure não colocar formulários grandes, pois podem desmotivar o avanço para as próximas etapas. Opte por um cadastro rápido, solicitando apenas os principais dados e deixe para colher o restante das informações nas próximas páginas.
Aliás, lembre-se sempre de pedir apenas dados necessários ao cliente não somente no passo da identificação, mas em todos os próximos passos do endereço de entrega, pagamento e confirmação do pedido, seja objetivo.
Inovação é um ativo importantíssimo para qualquer empresa, mas é necessário cautela. Não mude o que a maioria dos e-consumidores já está acostumada. Muitas vezes o simples é receita de sucesso.
É possível, por exemplo, aumentar sua taxa de conversão utilizando apenas uma boa ferramenta de busca, aquela que realmente entrega resultados relevantes e incentiva a compra. Para o consumidor, nada é mais incentivador do que encontrar com facilidade o que está procurando.
Leia mais: Entenda tudo sobre Zoho CRM, o CRM MultiCanais
Remarketing

O Remarketing é uma ótima estratégia para aumentar suas conversões e pode ser usado em diferentes situações, desde um e-mail para relembrar sobre os itens que foram colocados no carrinho de compra e esquecidos, até um aviso de alguma promoção no site que possa interessar esse cliente em especial.
Esse artigo foi útil para você?
Compartilhe aqui nos comentários e continue acompanhando o blog para receber
mais dicas como essa.
Até breve!