Como aumentar sua experiência com Marketing

Pode ter certeza que uma das perguntas mais comuns dentro de qualquer empresa moderna é ‘’Como aprender marketing digital?’’. Afinal, praticamente tudo hoje em dia gira em torno da internet e tudo o que esse universo online proporciona. Nesse sentido, tanto para empresários quanto para estudantes na área do marketing e comunicação, ficar fora deste movimento não pode estar nos planos.


Para comprovar a importância do marketing, dados da pesquisa Digital AdSpend 2019, do Interactive Advertising Bureau – IAB Brasil, órgão que reúne as principais empresas do mercado digital (sentiu a importância, né?), um terço da verba publicitária no Brasil é direcionado para os canais digitais.


Isso indica que o principal obstáculo para aprender marketing digital é justamente o caminho a ser percorrido para ter esses conhecimentos, e mais que isso: as fontes de informações confiáveis, aquelas que estão alinhadas com a verdade e responsabilidade dentro dos negócios. 

Confira como aumentar sua experiência com marketing e vencer todas as barreiras! 

Como aumentar sua experiência com Marketing 

Como aumentar sua experiencia com Marketing

1 – Quais são as dimensões do marketing digital?

ter conhecimento das diversas facetas do marketing é essencial para não ficar perdido em meio a tanto informação. O marketing digital moderno é dividido em diversas dimensões e especialidades, cada qual tratando de um determinado canal e envolvendo técnicas próprias.


Podemos dizer que há 7 dimensões em marketing digital, sendo elas:


  • Marketing de Busca: impulsiona a divulgação nas ferramentas de busca através de técnicas de SEO e links patrocinados;
  • Marketing de Display: a partir da produção de banners e outros formatos, busca apresentar oportunidades nos variados canais digitais;
  • Marketing nas Mídias Sociais: têm foco em canais nesta área como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Blogs e outros;
  • Marketing de Conteúdo: trata-se da estratégia de marketing onde a oferta de conteúdo é sua principal ferramenta;
  • Marketing de Influência: esse está chegando com tudo agora (até porque entendeu-se o valor dos pequenos influenciadores também), consiste em divulgar uma marca ou seus produtos através de influenciadores digitais;
  • E-mail Marketing: a boa e conhecida técnica de nossos relacionarmos com nossos clientes através de mensagens de e-mail;
  • Marketing de Afiliados: consiste na divulgação através de sites parceiros que recebem uma comissão por vendas ou leads gerados.


É importante ressaltar que, muitas vezes, as estratégias de marketing são criadas envolvendo mais de uma destas dimensões, você pode uni-las para ter melhores resultados. Diante disso, conhecê-las é essencial para qualquer pessoa que deseja trabalhar com marketing digital nos dias de hoje.


São muitas as especializações em marketing, que tal escolher quais as áreas com as quais você se identifica mais, para só depois buscar especialização em uma ou mais. Sua experiência em marketing é gradual, não se esqueça. 

2 – Leia e acompanhe os sites de referência na área

Convenhamos, essa dica nem precisaria entrar nesta lista. Para quem quer aumentar a experiência em marketing, recomendo de forma indispensável ler e acompanhar sites e blogs especializados em marketing digital. 


Sem querer puxar a sardinha para este blog aqui, mas ele é um exemplo dos diversos conhecimentos em marketing que você pode adquirir, por isso, não deixe de acompanhá-lo (haha).

Como aumentar sua experiência com Marketing


Claro, você não pode deixar de ter em mente que estes sites não vão lhe ensinar detalhes sobre as diversas ferramentas envolvidas em campanhas de marketing digital, mas sobretudo para quem está começando, ou não tem tanto conhecimento no tema, são ótimas fontes de informação para se familiarizar com alguns termos e técnicas.


Um recurso que você pode utilizar desses blogs é a assinatura de Newsletter. Isso vai poupar tempo e te deixar em dia com novidades e atualizações que vão surgindo.

3 – Não perca webinars sobre marketing digital

Webinar sempre caiu muito bem. E para você que está em casa na pandemia, acompanhe os materiais que estão sendo disponibilizados para se aperfeiçoar. Muitas empresas do setor estão oferecendo webinars, em sua grande maioria gratuitos, onde você poderá aprender muito.


Se você é do tipo de pessoa que tem vergonha de fazer pergunta em curso presencial, uma das vantagens de participar destes webinars é que na grande maioria das vezes você pode fazer perguntas sobre o tema que está sendo apresentado, o que irá enriquecer mais ainda a experiência de aprendizado.

4 – Busque por materiais didáticos

Outra boa forma de aumentar sua experiência em marketing é através de materiais didáticos como e-books disponíveis em diferentes fontes confiáveis na Internet, como por exemplo, a área de conteúdo das principais ferramentas de marketing digital disponíveis e bem recomendadas no mercado brasileiro.


Além disso, é sempre bom voltar a boa e velha fonte de conhecimento livro, existem muitos livros especializados publicados nesta área. Para ter acesso a um livro ou e-book que realmente vale a pena, acompanhe comentários e curtidas, a internet hoje é um verdadeiro tribunal aberto. 

5 – Faça cursos de especialização

Como aumentar sua experiencia com Marketing

Aprender e se aperfeiçoar no marketing digital através de fontes dispersas pode consumir muito tempo, e você tem esse tempo semanal para investir?


Se você não tiver uma ótima organização, é bem provável que em algum momento você acabe perdido em um verdadeiro mar de informações.


Diante disso, fazer cursos especializados nas áreas que você pretende atuar é uma maneira de encurtar essa curva de aprendizagem e também conhecer as experiências que são passadas pelo instrutor.


Aproveitando a situação, se você quer criar um site com tudo em pé, que tal fazer um Curso de Webflow e se especializar mais? Aqui você pode estar seguro de que o conhecimento é o objetivo. 

6 – Coloque os conhecimentos aprendidos em prática

A melhor forma de terminar este conteúdo é dizendo que a melhor forma de aprender marketing é colocando tudo o que você aprendeu em prática. Que tal criar um projeto pessoal e colocar tudo o que aprendeu em prática em seu próprio site?


O seu site será um laboratório confortável, onde você poderá criar estratégias, realizar testes e além disso, dar o seu melhor pelo seu negócio, tenha um case de sucesso, que pode ser usado como elemento central do seu portfólio profissional. As oportunidades são muitas, não perca-as! 


Até a próxima! 

Como aumentar sua experiência com Marketing

Leia outras publicações