Como estruturar uma Equipe de Marketing

Estruturar uma equipe de marketing é fundamental para todas as empresas envolvidas nos tempos modernos. Ou seja, todas as empresas. 


Com o apoio de profissionais qualificados e bem treinados é possível alcançar os objetivos da organização, dando como consequência resultados referentes ao seu desenvolvimento e crescimento. 


Compreendendo isso, torna-se crucial que as empresas saibam como podem estruturar equipes para garantir um ótimo desempenho e grandes resultados. Acompanhe este conteúdo! 

Afinal, qual a importância de uma equipe de marketing ?

Como estruturar uma Equipe de Marketing

De modo geral, a equipe de marketing trata-se da área responsável pela comunicação, distribuição, precificação e formatação dos produtos e serviços das empresas. Nesse sentido, ela é formada por profissionais qualificados que constroem estratégias e táticas para desenvolver a imagem da instituição e alavancar as vendas.


É comum empresas que não têm profissionais especializados em marketing passar por grandes desafios em relação às suas vendas e construção de marca, isso porque podemos considerar esta a principal área para compreender os diferenciais da empresa em relação aos seus concorrentes. Diante disso, uma equipe mal formada não consegue aproveitar todas as oportunidades que o próprio mercado ou segmento disponibiliza a ela, e isso acaba tendo efeito direto no desenvolvimento da empresa.

Como funciona uma equipe de marketing? O que muda?

Se você ainda não está levando tanto em conta o que estou falando, é importante compreender que há diferentes formatações e estruturas quando o assunto são as equipes de marketing, ou seja, tudo irá depender do tamanho, das necessidades e do valor de investimento da empresa. Pensando nisso, o primeiro passo é analisar a situação da organização.


Por exemplo, empresas menores, mais enxutas, podem buscar profissionais generalistas e que possam atender as diferentes atividades da área, como por exemplo: cuidar do e-commerce; produzir conteúdos de divulgação para as redes sociais; criar campanhas de mídia paga; analisar os dados de diferentes canais, otimizar o conteúdo do seu site (SEO), entre outras ações. A vantagem é que este formato mantém uma equipe pequena, sem deixar de atender às principais demandas.


Porém, não posso deixar de salientar que profissionais generalistas não têm profundidade em todas essas atividades, e muitas vezes não conseguem ter tempo para realizar tudo com excelência. Diante disso, as empresas maiores ou que têm mais possibilidade de investimento, devem estruturar uma equipe de marketing com profissionais especializados em outras frentes de atividades da área, ao fazer isso é possível criar planos assertivos para cada demanda do marketing.

Agora que você já sabe a importância de um profissional de marketing, pode entrar em contato comigo para pensarmos numa parceria assertiva para seu negócio! E também, agora você está pronto para o passo a passo que vai dar um up na sua empresa! 

Passo a passo para estruturar uma equipe de marketing

Como estruturar uma Equipe de Marketing

Já foi dito acima, mas vale ressaltar: as equipes de marketing podem ser diferentes a partir da realidade de cada empresa. Entretanto, existe a estrutura completa que garante ótimos resultados para a área. Confira: 

 Profissional de branding.

Trata-se do profissional responsável pela construção e gestão da marca. Essa é uma atividade essencial, afinal, é a partir dela que se cria a identidade da empresa, a partir de características diferenciadoras. Nesse sentido, com o auxílio desse profissional não haverá tantos caminhos incertos ao criar estratégias para melhorar a percepção do público sobre a marca, fidelizando assim os consumidores.

Profissional de conteúdo

Diante da popularização dos blogs, sites e redes sociais, o marketing de conteúdo, logo, o profissional de conteúdo, se tornou fundamental para todas as empresas que querem ser relevantes no ambiente digital. Criando conteúdos para diversas plataformas é possível educar o consumidor e atendê-lo de uma maneira muito mais íntima, respeitando as exigências dos novos consumidores, o que contribui para uma relação mais próxima entre a empresa e o seu público-alvo. Fator diferencial para o sucesso das empresas nos tempos atuais. 

Profissional de aquisição

A etapa que corresponde a aquisição é uma das mais importantes para a realização de uma venda. Trata-se do profissional que tem como responsabilidade selecionar todos os potenciais compradores (leads qualificados) dos produtos. No marketing digital, é a pessoa que irá criar e monitorar campanhas pagas e também ficará responsável pelo tráfego orgânico do e-commerce.

Profissional de conversão

Como estruturar uma Equipe de Marketing

De modo geral, as estratégias de marketing tem o seu foco na venda ou conversão. Em grande parte das vezes, o relacionamento com esse possível cliente irá começar lá na estratégia de conteúdo até chegar no momento da compra. Nesse cenário, o profissional de conversão será responsável por analisar todos os resultados relacionados às vendas para garantir que as metas serão batidas. Exatamente por isso que ele deve sugerir otimizações e possíveis melhorias relacionadas ao funil de vendas.

Terceirização de Marketing: automação e parcerias

 Todas as atividades que citei acima demandam esforço e trabalho, e isso explica inclusive a necessidade da participação de mais de um profissional para cada ação. Para esses momentos, surgem os parceiros, como agências de publicidades, freelancers, consultor de marketing, entre outros. 


Mas vale reconhecer que, para além dos profissionais que já foram apresentados, ainda existem: desenvolvedores do site; designers; analistas de mídia paga; analistas de SEO; analistas de CRM e muitos outros. Diante disso, a terceirização de algumas funções ou automação de tarefas são escolhas importantes para um bom funcionamento da equipe de marketing. Aliando ainda mais forças! 

Equipe de Marketing + Salesforce Marketing Cloud

Conhecendo os produtos do Salesforce marketing cloud, você irá identificar soluções para criar uma experiência perfeita em todos os pontos de contato com o cliente. Conheça as ferramentas de marketing integradas: 


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  • Mobile Studio: Personalize as interações móveis, incluindo SMS, notificações push e mensagens de bate-papo.
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