Como fidelizar clientes através do encantamento de seu produto e/ou serviço

Muitas empresas dedicam a maior parte do tempo em busca de novos clientes e não investem em estratégias para manter os clientes existentes. Isso acaba sendo um grande erro que pode comprometer o futuro dos seus negócios.

 

Quando se trata de fidelizar clientes, devemos sim medir esforços para alcançar novos compradores, mas também trabalhar para garantir a satisfação dos clientes fazendo com que eles continuem comprando e utilizando nossos serviços.


A fidelização de clientes através da qualidade do seu serviço é uma estratégia muito eficiente e também lucrativa.  Quando você encanta o seu cliente além de atrair novos consumidores, você se destaca entre a concorrência e ganha visibilidade no mercado. 


Pensando nisso, separamos então algumas dicas que irão te ajudar a fidelizar e conquistar o coração dos seus clientes.

Veja quais são!

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Como fidelizar clientes através do encantamento de seu produto e/ou serviço

Como fidelizar clientes através do encantamento de seu produto e/ou serviço

1 - Ofereça um atendimento de qualidade

Prestar um bom atendimento faz toda a diferença e é um dos pontos mais importantes para fidelizar os clientes. Quando o consumidor entra contato com alguma empresa e recebe um atendimento de qualidade, além de transmitir credibilidade, isso gera confiança e faz com que ele se interesse ainda mais pelo seu serviço. 


Portanto é essencial que a empresa tenha uma equipe qualificada e prestativa que supere as expectativas e saiba entender exatamente as necessidades de cada cliente. 

2 – Seja transparente e mantenha o seu cliente atualizado

Criar uma relação mais próxima com o cliente é muito importante. Quando desenvolvemos essa conexão temos mais segurança em compartilhar quando algum problema precisa ser resolvido. Seja um atraso na entrega, uma falha de comunicação, um produto com defeito, é essencial que o cliente esteja bem informado sobre esses acontecimentos. 


É claro que a empresa deve se policiar para que erro como esse e outros não sejam cometidos. Porém quando houverem situações do tipo, o cliente precisa saber que medidas estão sendo tomadas para que o problema seja resolvido e que a empresa está preocupada em solucionar qualquer falha que possa prejudicá-lo.

 

Além da transparência, outro ponto importante é manter os clientes sempre atualizados sobre mudanças, avanços e até mesmo novidades. Com isso você fortalece o seu relacionamento com o cliente e demonstra o quanto a empresa se importa com ele. 

Leia mais: O que é Customer Sucess e porquê você deve se preocupar

3 – Invista no pós-venda

O pós-venda é responsável por dar continuidade no atendimento que o cliente recebeu durante todo processo de venda e tem como objetivo garantir a satisfação do consumidor.

Ter um setor de pós-venda é de grande importância para as empresas e também uma forma eficiente de fidelizar clientes. Além de suprir as necessidades dos seus consumidores, é uma forma de se aproximar do cliente criando uma relação comercial mais forte e duradoura.

Estar presente depois da venda demonstra para o cliente o seu interesse no sucesso dele.

Existem dois tipos de pós-venda: ativo e receptivo. 

O pós-venda ativo é usado para tentar se aproximar do público e fidelizá-lo. Já o pós-venda receptivo tem como foco prestar auxílio e suporte ao cliente através dos canais de comunicação disponíveis na empresa. 

4 – Valorize seus funcionários

Uma das formas de fidelizar os seus clientes e fazer a sua empresa crescer é valorizando seus funcionários. Você provavelmente já deve ter escutado que funcionários felizes produzem melhor e geram mais resultados. Afinal, são eles que estão ali desempenhando atividades e fazendo o seu negócio acontecer. 

Pessoas que se sentem valorizadas estão mais propensas a serem mais produtivas e se sentirem felizes com as funções que exercem. Por isso é importante manter seus funcionários sempre motivados reconhecendo seus esforços, elogiando, incentivando, e proporcionando oportunidades de carreira onde eles possam crescer e atingir seus objetivos. 

Com toda certeza essas ações irão refletir na forma como os clientes são atendidos pela sua empresa. 

Não deixe de ler: Entenda tudo sobre Zoho CRM, o CRM MultiCanais

5 – Invista em Softwares de CRM

Como fidelizar clientes através do encantamento de seu produto e/ou serviço

O CRM ajuda a empresa a organizar informações de clientes e de vendas e no monitoramento de seus processos. Através desse software é possível gerenciar toda a comunicação com o cliente e proporcionar um melhor atendimento. Além disso, você consegue reunir dados importantes que podem servir de insights do que está obtendo bons resultados ou não, podendo desenvolver ações de para melhorias. 


Se o objetivo é fidelizar o cliente e atendê-lo da melhor forma possível o CRM é perfeito para isso. Com ele você segmenta clientes por necessidades, tem acesso a históricos de contatos, automatiza processos, obtém melhorias no suporte técnico, tem acesso a avaliações de venda, entre tantos outros benefícios. 


Existem muitas opções de softwares CRM no mercado, tudo depende da empresa e os recursos que ela necessita.


O Zoho é uma ferramenta de automatização que possui um software de CRM próprio e conta com soluções completas e recursos que auxiliam nas vendas, marketing, suporte aos clientes, e muito mais.


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Até breve!

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