Como manter clientes fiéis ao meu negócio

Fidelizar clientes é tão importante quanto alcançar novos consumidores. Não importa se a sua empresa é pequena ou grande, diante de um mercado tão competitivo e saturado de produtos ou serviços semelhantes ao seu, manter os clientes na empresa e garantir não só a compra, como a recompra e recomendação do serviço é realmente um grande desafio. 


‘’Manter clientes fiéis ao meu negócio’’ é uma das convicções estratégias mais eficientes e lucrativas para o seu negócio e vai muito além de oferecer um produto de qualidade. É possível fidelizar os clientes já existentes, atrair a atenção do público-alvo e se destacar em meio aos concorrentes e novas opções que surgem diariamente. 


Estamos falando de gerar engajamento, criar e transmitir valor, proporcionar uma comunicação transparente e estreitar o relacionamento com o consumidor. Conteúdos relevantes, serviços e produtos de qualidade que superem as expectativas. 


Embora pareça um processo difícil e trabalhoso, é possível colocar em prática algumas ações que irão fidelizar os seus clientes de forma eficaz. 


Pensando nisso, desenvolvi 5 dicas que irão te ajudar a manter clientes fiéis ao seu negócio e mantê-los sempre adquirindo os seus produtos ou utilizando os seus serviços.

Leia mais: 5 dicas de como padronizar informações de controle

5 dicas sobre como manter clientes fiéis ao meu negócio

Como manter clientes fiéis ao meu negócio

1 - Conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é essencial para criar uma relação de fidelidade com os clientes. Isso melhora a sua abordagem e proporciona resultados incríveis.

Além disso é essencial que você conheça e entenda as expectativas e necessidades do seu cliente.

Tenha acesso aos dados pessoais para que através dessas informações você crie uma relação mais próxima mostrando o quanto o cliente é valioso para o seu negócio e o quanto a satisfação dele é importante para você.

2 - Ofereça um atendimento único

O atendimento ao cliente faz toda a diferença quando se fala em fidelização. O primeiro contato do cliente com a sua empresa precisa causar uma impressão positiva e por este motivo é necessário ter uma equipe qualificada e cativante que supere as expectativas durante o contato e faça com que o cliente se sinta confortável.

É preciso escutar e compreender exatamente o que ele procura. Ser solícito, amigável e gostar de trabalhar com pessoas são características que ajudam e proporcionam um atendimento único. 

3 – Seja presente

Mantenha contato e demonstre ao cliente o seu interesse no sucesso dele. Mostre o quanto ele é importante, entre em contato via telefone e fale sobre futuros lançamentos, esteja presente nas redes sociais, envie e-mails de felicitações em datas comemorativas, envie brindes, esteja aberto a feedbacks, se esforce para manter contato sempre que necessário. São as pequenas coisas que farão com que os clientes se lembrem da sua empresa. 


Leia também: Entenda tudo sobre Zoho CRM, o CRM MultiCanais
Como manter clientes fiéis ao meu negócio

4 - Ofereça diferenciais atrativos e competitivos

Inovar trazendo diferenciais competitivos é uma boa estratégia para fidelizar clientes.

Programas de fidelidade, cupons e descontos exclusivos, pacotes personalizados, brindes, são alguns diferenciais que fazem os clientes se sentirem satisfeitos especiais de certa forma. Além disso essas ações trazem um excelente retorno para o seu negócio. 


Claro que isso pode depender muito das possibilidades e recursos de cada negócio e antes de implementar esses diferenciais, é necessário que se faça um estudo do panorama da empresa para identificar suas deficiências e potencialidades e também adequar as estratégias de acordo com o público-alvo. 

5 – Invista na experiência

Como já foi dito anteriormente, fidelizar clientes vai muito além de vender um produto ou serviço de qualidade. As pessoas estão em busca de algo a mais. 


Quando o cliente sai em busca uma determinada marca, ele não está apenas interessado no produto, mas sim no valor que aquilo irá proporcionar. O valor que o seu negócio oferece deve estar agregado tanto no que é comercializado quanto no próprio atendimento desde o primeiro contato até o pós-venda valorizando assim todas as etapas do ciclo de venda. 


Surpreender os seus clientes mantém a empresa em suas mentes e reforça os seus valores alinhando-os aos valores do seu público. Você investe em uma experiência agradável que gera conexão e proporciona satisfação ao seu cliente. 


Um dos segredos para oferecer uma experiência personalizada é coletar dados e usá-los para mostrar ao seu público que você o compreende, sempre observando os resultados das análises para encontrar oportunidades de melhora e otimização contínua. 


O uso do software de CRM é essencial para isso, com o uso dessa ferramenta você pode visualizar o histórico de compras do cliente e prever futuras necessidades, mesmo antes de o cliente saber que precisa. 


O Zoho é uma plataforma que dispõe de um CRM próprio totalmente abrangente e personalizável. Além disso é uma das ferramentas mais conhecidas no mercado de automação de marketing e que pode ser essencial para obter melhores resultados e proporcionar experiências únicas aos seus clientes. 


Não deixe de ler: Conheça o Zoho Desk para gestão de chamados e atendimento

Compartilhe suas opiniões e experiências conosco e para ter acesso a mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando. 


Até breve!

Como manter clientes fiéis ao meu negócio

Leia outras publicações