Como trabalhar a motivação de equipe com gamification?

O processo de gamification, gamificação no português, tem se tornado cada vez mais popular de uns anos pra cá. Compreender os benefício e porque utilizar essa estratégia dentro do seu negócio é, na verdade, algo bem simples, mas ainda assim, fundamental.

Trabalhar com a gamificação é uma trabalho utilizada pelo Recursos Humanos de cada empresa, como uma forma de manter os funcionários motivados em permanecer trabalhando, assim como para conseguir avaliar o desempenho e dedicação de cada colaborador em relação ao crescimento da empresa.

Um bom funcionário não realiza apenas o seu trabalho da forma correta, como também procura formas de ajudar a empresa a ser melhor.

O primeira questão a ser tratada é, o que é a gamificação que você verá na sequência.

O que é gamificação?

Basicamente, a gamificação é um processo que utiliza a dinâmica de jogos para engajar as pessoas. O objetivo principal da gamificação é motivar a solucionar problemas em troca de pequenas recompensas, da mesma forma que os video games.

Contudo, esse é possível usar esse procedimento para incentivar algumas ações e comportamentos ideais dentro de determinado ambiente. Essa estratégia pode ser aplicada em diversos setores, como a educação, marketing e empresas corporativas.

As recompensas são uma parte crucial desse processo e são dadas após a realização de cada meta pré-estabelecida. Vale ressaltar que a ideia das recompensas também envolve o método de tornar tarefas difíceis em ações mais simples e práticas de serem completadas.

A dinâmica de jogos mais utilizada é o uso de sistemas de pontuações e rankings, criação de fases e metas a serem completadas e objetivos claros. É fundamental que essa não seja a única estratégia utilizada, tendo ela como mais um suporte para complementar os treinamentos que o Recursos Humanos já tem em andamento.

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Benefícios da gamificação

Como já foi citado, a gamificação pode trazer várias vantagens quando aplicada dentro de uma empresa. Algumas delas são:

Engajamento

A cada novo aprendizado e meta atingida, o colaborador é recompensado com um "próximo nível".

Retenção de talentos

A aplicação de um projeto de gamificação pode ajudar a sua empresa a manter os melhores profissionais dentro do seu negócio. As recompensas e cumprimento de metas faz com que se sintam valorizados e motivados a continuarem o trabalho, o que diminui a rotatividade de funcionários, promovendo a retenção de talentos.

Competição saudável

A competição gerada por uma estratégia como a gamificação acaba sendo uma maneira saudável de estimular os colaboradores a darem o melhor de si. O sentimento de conquista ajuda no processo de autonomia e segurança do funcionário, além deste colaborador continuar realizando seu trabalho e estimulando os colegas a chegarem no mesmo nível.

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Acessibilidade

Esse tipo de sistema vai possibilitar que todos tenham objetivos alinhados para alcançar a meta maior do “game” proposto pela empresa. Por esse motivo, todos devem ter acesso aos mesmos recursos e informações de forma igualitária.

Conhecimento sobre a equipe

A gamificação permite que o RH da empresa tenha um acompanhamento mais próximos de desenvolvimento, tanto para cada pessoa individualmente quanto o time integrado. Além disso, é possível acompanhar cada passo do jogo e verificar o progresso, onde está ocorrendo dificuldades e onde está tendo sucesso.

Avaliação de desempenho

Para encerrar essa primeira parte, manter um sistema de avaliação de desempenho junto da cultura de feedback auxilia os colaboradores na compreensão de seus próprios progressos e evolução.

Como fazer gamificação

O primeiro passo para começar a utilizar o processo de gamificação dentro da sua empresa é considerar o público alvo, se são jovens adultos ou se tem um perfil mais maduro, se sabem lidar bem com tecnologias, qual o tipo de linguagem que usam, entre outras premissas.

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Exemplo de objetivos do Zoho Motivator


É válido ter uma percepção de como sua equipe trabalha para poder planejar bem o projeto de gamificação. Porém, com a implantação dessa estratégia, você passará a conhecer a equipe ainda melhor.

Alguns fatores que você deve ter bem desenhados sobre como gamificar sua empresa são:

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Defina o propósito

É necessário saber o que está precisando melhorar dentro do seu negócio. Esse será o seu propósito. Pode até ser algo como colaboradores desmotivados, queda de produtividade ou um método ineficiente de treinamento de novos funcionários. Existem diversos pontos que podem dar o início para solução de problemas com a gamificação.

Após identificar o que precisa de melhoria, pense em que setor será aplicado o projeto de gamificação, se para novos colaboradores, para vendedores, para supervisores ou mesmo utilizar de forma geral. Definir todos esses detalhes irá tornar mais fácil desenvolver um projeto mais eficiente.

Estabeleça as metas

Assim que tiver em mãos o propósito do projeto, vem a parte de estabelecer metas. O importante nesse passo é que as metas sejam, de fato, possíveis de realizar e que seja dividido em várias pequenas metas.

Seja criativo e inovador

O mais recomendado nessa parte é: faça testes! Comece aplicando o projeto de gamificação em pequenos grupos e acompanhe os resultados. É possível também realizar pequenas pesquisas de satisfação ao final de cada teste para entender como aprimorar a gamificação da sua empresa ao máximo.

Faça o projeto de acordo com os valores

Independente de quanto tempo tenha o seu negócio, você, com certeza, já tem algumas ideias e valores bem definidos que todos os colaboradores já estão familiarizados. Sendo assim, é válido que a gamificação esteja de acordo com esses mesmos valores, pois será mais fácil para todos assimilarem e engajarem na participação no projeto.

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Dê feedback

Já sabemos que dar feedback é fundamental para ajudar os colaboradores a crescerem e aprimorarem suas habilidades profissionais.

Independente da hierarquia da empresa, é essencial que todos tenham liberdade para dar elogios e sugestões entre si. E isso pode ir além, o uso do feedback ajuda a observar quem está realmente empenhado em realizar mudanças e ajudar a empresa a crescer junto com ele.

Confira os resultados

Como já mencionado anteriormente todo o desenvolvimento do projeto fica por conta do Recursos Humanos da empresa. É necessário ter o controle absoluto de resultados e desempenho dos funcionários durante a gamificação, o que será ótimo para manter tudo registrado de maneira organizada.

Certo é que, ao aplicar um projeto como a gamificação dentro da sua empresa, você vai querer saber os resultados deste investimento. Sendo assim, é vital analisar os resultados com certa periodicidade.

Essa parte está diretamente ligada ao feedback, uma vez que você vai precisar dar direções aos funcionários e também vai ser necessário pedir que eles avaliem como a gamificação foi para eles. Isso, com certeza, vai ajudar a garantir o sucesso do projeto.


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