Como vencer uma guerra de preços

Em um mercado cada vez mais concorrente, vencer a guerra de preços tem se tornado uma das maiores dificuldades de qualquer negócio. Principalmente diante da globalização e dos avanços tecnológicos onde muitas empresas, que antes tinham o privilégio da informação como um dos seus diferenciais, precisaram se moldar para uma realidade em que a comunicação está ao alcance de todos.

Muitos profissionais quando se deparam com a concorrência competindo com preços deflagrados, se desesperam tentando aumentar seu volume de vendas ou participação de mercado e acabam comprometendo sua lucratividade por conta de ações mal executadas. 

Mas então como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo?

Neste artigo você encontrará algumas dicas para que você se prepare e saiba como vencer a guerra de preços saindo na frente dos seus concorrentes de forma eficiente! 

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Como vender uma guerra de preços 

Como vencer uma guerra de preços

1 - Faça uma análise detalhada da situação e conheça o seu concorrente

Quando a empresa se encontrar diante dessa situação o mais recomendável é estudar os seus concorrentes, quais os produtos e serviços semelhantes ao seu, se a concorrência é direta, o que estão oferecendo, o posicionamento de mercado, qualidade, proposta de valor, e etc. 

Muitas vezes o seu concorrente pode ser uma bússola para te orientar e impulsionar a melhorar seu negócio, buscar novos mercados e soluções para encantar o consumidor, apresentando valor além do preço.

Conhecer a fundo o adversário é a melhor maneira para se vencer uma batalha.

2 – Crie uma linha de produtos alternativa

Para trabalhar preços diferenciados e se sobressair diante da concorrência é possível desenvolver uma linha de produtos alternativa. Dessa forma você mantém a linha “tradicional” com mais diferenciais e disponível para os clientes que estão dispostos a pagar pelo valor original e dispõe de uma segunda opção com produtos com menos atributos e que atenda o segmento de clientes mais sensíveis aos preços.

3 - Conquiste novos mercados

Embora você já tenha uma carteira de clientes estabelecida, há sempre a possibilidade de desenvolver novos planos para explorar e conquistar novos mercados. 


Ao expandir o seu território, você automaticamente estará à frente dos seus concorrentes. Porém, é preciso realizar uma preparação e um planejamento seguro antes dar esse novo passo. 

4 – Invista na tática de benefícios

Nesse caso estamos falando sobre a inclusão de cupons, bonificações, descontos por quantidade, descontos por pagamento antecipado, parcelamento especiais, entre outras ações, que podem disfarçar os aumentos ou reduções de preços, sem que a concorrência possa acompanhar da mesma maneira suas ações.


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5 - Ofereça o melhor atendimento ao cliente

Nem sempre o melhor preço ou o melhor produto irá garantir que você se destaque diante dos seus concorrentes. Muitos clientes são conquistados através do atendimento que a sua empresa oferece. 


Ou seja, uma das maneiras mais inteligentes de se destacar é oferecendo um atendimento excepcional. Quando o consumidor entra contato com alguma empresa e recebe um atendimento de qualidade, além de transmitir credibilidade, isso gera confiança e faz com que ele se interesse ainda mais pelo seu serviço.

6 - Crie uma página de internet para sua empresa

Embora muitos clientes ainda utilizem revistas e jornais, cada vez mais os consumidores estão em busca de informações pela internet. A web se tornou um dos meios de pesquisa para encontrar marcas e empresas.


Crie uma página na internet ou uma loja virtual para promover os seus serviços e faça isso o quanto antes para se destacar do seu concorrente. 

Como vencer uma guerra de preços

7 – Invista em Softwares de CRM 

O CRM ajuda a empresa a organizar informações de clientes e de vendas e no monitoramento de seus processos.  Através desse software é possível gerenciar toda a comunicação com o cliente e proporcionar um melhor atendimento. 


Além disso, você consegue reunir dados importantes, gerar relatórios e fazer análises a respeito dos resultados que tem obtido em relação a sua concorrência podendo desenvolver ações e estratégias de para melhorias.


Existem muitas opções de softwares CRM no mercado e a implantação desse sistema vai de acordo com as necessidades da empresa e os recursos que ela procura. 


O Zoho é uma ferramenta de automatização que possui um software de CRM próprio e conta com soluções completas e recursos que auxiliam nas vendas, marketing, suporte aos clientes, entre outras áreas.  


Com ele você segmenta clientes por necessidades, tem acesso a históricos de contatos, automatiza processos, obtém melhorias no suporte técnico, tem acesso a avaliações de venda, entre tantos outros benefícios.

8 – Disponha de treinamento para os seus funcionários

Oferecer treinamento aos seus funcionários pode dar a sua empresa uma forte vantagem competitiva, pois é uma forma de capacitá-los com mais conhecimento, impulsionar as vendas e incentivá-los a gerar mais resultados. Uma empresa que investe em capacitação mostra a seus colaboradores que se preocupa com o desenvolvimento e o progresso de todos.


Além disso, investir em treinamentos torna os funcionários mais engajados na empresa e, portanto, mais motivados. Isso reflete também no atendimento ao cliente, que se torna mais eficiente e personalizado. Tudo isso faz com que o seu negócio seja mais competitivo e atraente no mercado.


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Até breve!

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