Configurar o funil de vendas no Google Analytics

Você já ouviu falar sobre o funil de vendas? Essa é uma técnica muito utilizada principalmente no marketing digital para conversão de clientes. Acredite, essa é uma forma simples e muito útil para compreender como o seu negócio está funcionando, e qual o comportamento do consumidor na sua empresa.

Primeiramente você deve imaginar um grande funil, e qual a sua função para poder aplicá-lo no seu negócio.

De forma geral, o início do funil é maior e vai se estreitando, até que tudo que entrou na parte de cima passe para que fique concentrado em um novo recipiente.Se pensarmos no seu negócio como um recipiente, e que na área externa existem milhares de possibilidades e pessoas diferentes, logo, será necessário um funil para poder atrair as pessoas certas, convertê-las em leads para que no final se tornem clientes apaixonados pela sua marca.

Importância do funil de vendas

Essa estratégia também é chamada de pipeline. Mais  conhecido como funil de vendas, este é uma exemplificação estratégica que demonstra toda jornada do cliente, desde a primeira visita às páginas da sua empresa até o fechamento do negócio.

O funil de vendas é composto por um conjunto de etapas e gatilhos onde seu objetivo é dar direcionamento à jornada de compra das personas de uma determinada marca. Resumidamente falando, essas etapas estão diretamente ligadas a cada passo do cliente até a realização da compra.

O funil de vendas é separado por 4 etapas:

  • Visitantes
  • Leads
  • Oportunidades
  • Vendas

Jornada de compra

Se falamos de 4 etapas do funil de vendas, logo, também teremos e etapas para a jornada de compra: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. O objetivo é bem simples, representar cada passo que o cliente percorre até adquirir um produto ou serviço da empresa.

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Assim que você compreende a jornada de compra fica ainda mais fácil entender como funciona o do conceito de funil de vendas, por isso trouxemos uma explicação clara e objetiva de cada categoria.

1 - Aprendizado e descoberta

Essa é a primeira fase onde o comprador ainda não , ou não identificou, que possui um problema, algumas vezes nem passa pela cabeça dele a necessidade sobre determinado produto

O importante nessa etapa é abrir os olhos do cliente para que lhe desperte o interesse, isso pode acontecer abordando um assunto específico para que ele perceba que pode estar tendo um problema ou então, uma excelente oportunidade de negócio.

2 - Reconhecimento do problema

Essa etapa é quando o possível cliente percebe que possui um problema/oportunidade de negócio e  aí sim, inicia o processo de pesquisar mais sobre o assunto e sobre possíveis soluções;

3 - Consideração da solução

Nessa etapa o cliente já tem ciência sobre possíveis soluções para resolver determinada questão, é a parte também que começa a avaliar melhor suas opções para solucioná-lo. 

É válido ressaltar a importância de conseguir gerar um senso de urgência maior. Se não conseguir fazer com que o cliente perceba que é necessário resolver de imediato, ele ficará adiando o processo de compra.

4 - Decisão de compra

Este é o momento em que o possível cliente está bem próximo de se tornar um cliente ativo. Essa é a hora que ele já está comparando ofertas para poder finalizar com suas questões. 

Sendo assim, é nessa etapa que é preciso provar para o cliente que a escolha pelo seu produto ou serviço é ideal.

Com base nessas informações vamos te ajudar a montar o seu funil de vendas.

Por que é importante definir o seu funil de vendas

funil de vendas, aumentar clientes

Definir como será o processo do seu funil de vendas é fundamental para determinar a saúde do seu negócio quanto a aquisição de clientes, e com isso traçar estratégias voltadas para o alcance dos objetivos da empresa.

Quando você cria o seu processo de funil de vendas, ou revisa essas etapas você está aprimorando a compreensão sobre a jornada de compra do cliente, e assim consegue sinalizar quais ações a sua empresa pode realizar para otimizar as vendas.

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Como construir o seu funil de vendas

Para que você tenha sucesso na construção do seu funil de vendas é necessário levar em consideração as seguintes recomendações:

1. Mapeie a jornada de compras

Para começar na criação de um funil de vendas, você precisa identificar qual é a jornada de compra feita pelas personas que foram estipuladas para o seu negócio.

2. Defina os milestones do processo de vendas

Assim que fizer o mapeamento da jornada de compra, esse é o momento de definir quais são os principais marcos que representam a evolução e passagem entre as etapas.

3. Definindo etapas

Definir as etapas do funil de vendas precisa ser planejada com o objetivo de garantir uma boa experiência e suporte ao lead durante a jornada de compra, dessa forma é possível agregar o valor necessário para que o potencial cliente avance.

No momento da execução do processo de vendas é necessário observar os  gatilhos claros de passagem entre as etapas, isso garante o mesmo significado, fazendo com que concretizem o objetivo de trazer previsibilidade do funil.

Agora vamos ao Funil de Vendas no Google Analytics!

funil de vendas no google analytics
Exemplo de Funil de Vendas no Google Analytics

Não tem nenhum segredo, para configurar o funil de vendas com a ferramenta Google Analytics você vai precisar apenas seguir alguns passos. 

Então, se quer saber como configurar uma meta de conversão com funil, siga as instruções abaixo, modificando apenas as URLs de acordo com o seu site e necessidade.

  1. Em primeiro lugar entre em Administrador, depois em Metas.
  2. Clique em Nova Meta.
  3. Na parte de Configuração da meta, coloque Personalizado.
  4. Em Descrição da meta, coloque Destino.
  5. Assim que chegar em Detalhes da meta, coloque Destino Começa com /checkout/sucesso. Altere o valor de acordo com o seu site e não coloque o domínio.
  6. Configure as etapas do funil de vendas, de acordo com o processo de checkout do seu site.

Assim que as configurações estiverem concluídas, realize alguns testes no seu site gerando conversões e espere alguns minutos para que os números apareçam no Google Analytics.

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Relatórios de conversão do funil de vendas no Google Analytics

Quando conseguir configurar as suas metas e definir as etapas do funil, você precisará acessar o menu Conversões, Metas e Visualização de funil. A taxa de conversão da meta é relacionada com as sessões totais do site no período selecionado.

Por outro lado temos a taxa de conversão do funil, que está relacionada com a quantidade de sessões em que os usuários entraram no funil.

Estes são os principais pontos para que você consiga analisar o funil e identificar os pontos de entrada e saída, fazendo os ajustes necessários no site para alcançar os melhores resultados de conversão.

Com o tempo você ficará mais atento aos detalhes para aprimorar suas estratégias de funil de vendas, com isso cada vez mais a sua empresa irá crescer e atrair os clientes certos para o seu negócio.

Para mais conteúdos como este não deixe de acompanhar!

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