Conheça o Google Analytics, ferramenta de análise de dados Web do Google

Olá, está preparado(a) para o conteúdo de hoje?

Por muitos pedidos via email e encontros em eventos do marketing digital, resolvi fazer um conteúdo exclusivo sobre o Google Analytics.

Esta que é mundialmente a principal ferramenta Web Analytics merece toda a atenção.

Vamos começar com uma boa inspiração:

‘’ A vida é um constante recomeço. Não se dê por derrotado e siga adiante. As pedras que hoje atrapalham sua caminhada amanhã enfeitarão a sua estrada.”  – autor desconhecido

Agora vamos ao conteúdo! :)

Leia também: O que é Funnelytics: O novo conceito em Web Analytics

Google Analytics

Podemos dizer que o Google Analytics é a ferramenta mais utilizadas pelos profissionais que acompanham os resultados dos seus sites e de campanhas digitais.

O uso da plataforma é simples e entrega dados bem completos sobre seu negócio online. As informações como visitas, novos usuários e tempo de permanência na página são somente umas das inúmeras que o programa proporciona.

Como instalar o Google Analytics


Sei que já entrei com uma boa introdução acerca do que é o Google Analytics, porém, o início mesmo para começar a analisar e medir as interações dos usuários em seu site, é instalar o código de acompanhamento em todas as páginas do seu domínio.

Para dar o pontapé na configuração inicial do Google Analytics recomendo que você utilize algum tutorial ou instruções detalhadas sobre sobre como implementar o código, levando em conta seu grau de conhecimento, plataforma ou linguagem utilizada na programação do seu site.

Independentemente dos casos, assim como da alternativa escolhida, você vai precisar ter uma Conta ativa no GA (Google Analytics), uma Propriedade configurada e obter o Código de Acompanhamento do Google Analytics, que chamamos de UA.

Métricas e Dimensões no Google Analytics

O que são Métricas?

Basicamente métrica se trata de um número. Parece muito simples, e pode até ser, mas quero dizer que há um conceito mais definido. Métricas são sistemas de mensuração que irão quantificar uma tendência, comportamento de consumo, fazendo com que ocorra a mensuração de um negócio, uma ação de marketing, uma campanha e qualquer objetivo.

As Métricas são divididas em 2 tipos, CONT e RATIO, que são:

COUNT - Essas Métricas COUNT tratam-se de métricas de contagem, que envolvem números e exibem valores absolutas delas. São exemplos de Métricas COUNT: Sessões, Pageview, Usuários, Transações, Quantidade de produtos entre outros.

RATIO - As Métricas RATIO tratam-se de métricas de porcentagem, indicam em share e em cálculos o valor daquela métrica, geralmente vem acompanhadas pelo termo “taxa”. Os exemplos de métricas RATIO são: Taxa de Conversão, Taxa de rejeição, Duração Média da Sessão entre outros.

Não deixe de ler: Principais benefícios em adotar um CRM

Há uma maneira bem simples de encontrar e identificar uma métrica no Google Analytics, podem ser. No GA eles vem sempre em colunas como a que está abaixo:

Métricas Google Analytics

Principais Métricas

Visitantes, Sessões e Hits

As dúvidas mais comuns de qualquer proprietário de um site estão em torno da necessidade de compreender quantas pessoas visitaram o site em determinado período. Assim como, muitas dúvidas surgem em entender como o Google Analytics mensura as interações dos usuários, e este é primeiro passo para criar qualquer tipo de relatório.

Visitantes

A definição de visitante não é difícil de entender, pois o próximo nome já informa que é  literalmente a um usuário que acessa o seu site.O ponto central está no fato de que um  Visitante pode visitar o seu site inúmeras vezes dentro de um período, iniciar sua navegação por meio de diferentes canais (pesquisando no Google ou por redes sociais), navegar por diferentes páginas e gastar mais ou menos tempo a cada uma das interações.

Hits

Nunca se esqueça: toda e qualquer interação de um Visitante com um site começa com um hit. Sempre que um Visitante irá acessar alguma página com o Código de Acompanhamento instalado, e desse modo um novo hit é recebido pelo Google Analytics.

Este Hit carrega, dentre várias outras informações:

  • IP;
  • data e hora do hit;
  • versão do navegador;
  • nome da página e URL.

O conjunto de dados enviados por um mesmo Visitante, são reunidos nos servidores do Google e agrupados em Sessões.

Sessão

Uma determinada sessão pode ser compreendida como um conjunto de hits que são gerados por um visitante ao navegar.

Quando o primeiro hit é gerado em uma página de destino, uma nova Sessão irá se iniciar. E só acaba quando:

  • O visitante passa 30 minutos sem fazer nenhuma interação (nenhum novo hit);
  • Quando passa de meia-noite;
  • O usuário clique em alguma UTM (vamos explicar melhor a seguir);
  • O usuário navega entre diferentes subdomínios dentro de um mesmo site.

Dica Importante: Ao acessar uma página sem atualizá-lo ou sem ativar nenhum evento, o usuário Analytics não recebe nenhum novo hit. Se nenhuma nova informação é enviada, o Google Analytics não consegue medir o tempo que o usuário passou ali. Desse modo, após 30 minutos de inatividade, o Analytics vai entender que ocorreu uma rejeição.

Bom, agora você está por dentro do que são métricas, seus tipos e como conseguir identificá-las no Google Analytics (GA). Agora quero te mostrar o que são dimensões.

O que são dimensões?

A dimensão trata-se de um atributo típico dos visitantes do seu site. Em resumo, as dimensões são as informações que seus visitantes passam para sua ferramenta de Google Analytics.

Isso significa que todas as informações que tal visitante passou são dimensões. É comum que as dimensões venham em uma linha, conforme no exemplo abaixo:

Dimensoes Google Analytics 2

Bom, agora que você já tem entendimento do que são as Métricas e Dimensões no Google Analytics, fica muito fácil entender e montar seus relatórios.

Conclusão - Google Analytics, ferramenta de análise de dados Web do Google

Ir atrás de conhecimentos que vão te colocar à frente dos concorrentes é fundamental, e mais que isso: estamos vivendo o momento perfeito de manipulação de dados e estudos em torno deles. Tenha soluções assertivas e veja seu negócio conquistar cada vez mais clientes que confiem nos serviços ou produtos de sua empresa.

Uma coisa é certa: para dominar bem as estratégias dos competidores, é fundamental conhecer bem seu mercado, e como você sai a frente? tomando para você os conhecimentos disponíveis que vão ajudar seu negócio.

E uma das formas de conseguir esse conhecimento é por meio de análises de dados. e lembre-se quando abordo análise de dados, estou me referindo em examinar toda informação que você detém para criar soluções inteligentes de negócios.

Acompanhe o blog e receba mais dicas para seu negócio!

Abraços!

Conheça o Google Analytics, ferramenta de análise de dados Web do Google

Leia outras publicações