Desenvolvi uma proposta de valor para Visão Marketing do seu negócio

A proposta de valor é um conceito de marketing que determina se o que o seu negócio oferece realmente tem valor para os seus clientes. Em poucas palavras, é o diferencial único da sua empresa e contempla tudo aquilo que seu cliente recebe ao comprar ou contratar seu produto ou serviço.


Através dos conceitos de marketing podemos avaliar esta proposta sob uma ótica mais completa, tornando a sua oferta mais adequada e significativa para o seu público-alvo aumentando sua competitividade e, consequentemente, melhorando os resultados das suas vendas.


Para entendermos melhor como o Marketing opera na proposta de valor, precisamos nos atentar em três perguntas principais: 

  • Para quem?
  • O que?
  • Por que?
Leia mais: Conheça as Ferramentas de Marketing Automation mais famosas do mercado

Para quem sua empresa vende?

Desenvolvi uma proposta de valor para Visão Marketing do seu negócio

Para a visão marketing do seu negócio, o cliente deve estar sempre em evidência na estratégia. Afinal, não há negócio que sobreviva sem clientes, então é para eles que direcionamos todos os nossos esforços. 


 E como saber quem é o meu público-alvo?


Uma das formas de descobrir quem é o seu público-alvo é fazendo pesquisas e para isso existem diversos tipos de pesquisas e também formas diferentes de aplicação. Elas podem ser qualitativas, quantitativas, exploratórias, descritivas, por amostragem, em grupo, entre outros. Além disso, existe a possibilidade de comprar dados de pesquisas já realizadas, usar métodos tradicionais através de formulários ou contratar institutos e empresas que realizem estudos personalizadas. 


É muito importante conhecer e conversar com seu público-alvo para validar a sua proposta de valor e verificar sua real percepção.

O que a sua empresa oferece?

Neste ponto, precisamos realizar um estudo de mercado, avaliar o cenário, acompanhar as ações dos concorrentes e buscar novas oportunidades. 


Existem formas eficientes para realizar os estudos de mercado como, acessar o website dos seus concorrentes, visitar as suas lojas, entender seus produtos, e etc. É muito importante manter-se informado sobre seu mercado para saber se a sua oferta é competitiva e quais são os seus diferenciais.


Outro método muito eficaz para a realização deste estudo é o uso de planilhas. Insira cada produto do mercado em uma linha e sinalize nas colunas suas qualidades. Posteriormente, você poderá fazer uma avaliação de quais qualidade são mais importantes e criar uma matriz posicionando os concorrentes de acordo com a sua seleção e verá qual se encontra em uma posição melhor. 

Por que a sua empresa oferece isso?

Esta questão é indispensável pela visão de Marketing. Por trás desta resposta há sempre uma história que representa a razão de ser da sua proposta de valor e deve orientar sua estratégia e sua comunicação.


A razão da sua proposta de valor é o que gera identificação e aproximação do cliente com o seu negócio. 

Leia mais: 6 Frases atrativas para o cliente comprar

Dicas para criar uma proposta de valor eficiente

Desenvolvi uma proposta de valor para Visão Marketing do seu negócio

1 – Conheça seus concorrentes

Conhecer os seus concorrentes é essencial para a sua proposta de valor. Afinal, saber o que o seu concorrente tem a oferecer te ajudará a elaborar o seu diferencial de mercado.

2 – Determine o principal benefício do seu produto

O que faz o seu produto ser diferente e se destacar?  Embora possam existir inúmeros motivos para comprar seus produtos, na maioria das vezes há um detalhe especial em que o seu público está mais interessado. São os detalhes que podem garantir que a sua empresa se destaque no mercado. 


Exemplos: frete grátis, atendimento personalizado, programas de fidelização, comodidade, segurança, entrega rápida e etc. Defina o que te destaca dos seus concorrentes e apresente isso para seu público na proposta de valor.

3 – Opte por uma linguagem clara e objetiva

Clareza e objetividade são dois pontos fundamentais para expressar os benefícios oferecidos na proposta de valor. 


Busque ser transparente e utilizar a mesma linguagem que o cliente de acordo com a faixa etária do seu público. Isso faz com que ele se identifique com o seu produto ou serviço. 


A criação de uma proposta de valor é peça fundamental no processo estratégico de fidelização de clientes, principalmente para quem usa estratégias de marketing digital.


O uso de ferramentas de automação de marketing também pode ser um complemento que irá proporcionar melhorias na comunicação e relacionamento com o cliente.


Não deixe de ler: Conheça o Zoho Desk para gestão de chamados e atendimento


O Zoho é uma das plataformas que dispõe de soluções perfeitas que podem ajudar na criação de campanhas com eficiência através de uma abordagem exclusiva permitindo que você segmente seus clientes do jeito que sua empresa necessita.


Essas dicas foram úteis para você? Faça parte do nosso time e assine a nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos.


Até breve!

Desenvolvi uma proposta de valor para Visão Marketing do seu negócio

Leia outras publicações