Era uma vez... a História do Marketing Digital! Conheça sua origem e evolução!

Você já deve ter lido diversos artigos e textos sobre marketing, marketing digital e suas várias formas de aplicação. Porém nem todos os textos são explorados a história e o surgimento dessa técnica.

 

Neste artigo, vamos ver com mais detalhes a origem e evolução do Marketing Digital.  


Vamos lá!

Leia mais: Conheça as Ferramentas de Marketing Automation mais famosas do mercado

A origem do marketing

Era uma vez... a História do Marketing Digital! Conheça sua origem e evolução!

Antes de falarmos sobre a história do Marketing Digital, vamos começar contando um pouco sobre como surgiu o Marketing. 

Antes do marketing, o mundo empresarial não tinha necessidade de explorar todo o potencial da técnica para aumentar suas vendas. A demanda era muito maior do que a oferta, logo, tudo o que era produzido tinha consumo garantido e fácil distribuição.

Com o passar do tempo, em meados do século XVIII, na Inglaterra, inicia-se a Revolução Industrial, onde a produção de bens artesanais é tomada pela produção mecanizada.

Houveram grandes aumentos nas produções mundiais, consequentemente, a oferta aumentou muito em relação a demanda e os clientes passaram a ter poder de decisão entre um produto e outro. 

Com essa revolução vieram as mudanças na nossa forma de pensar, trabalhar, produzir, comprar e vender. Daí nasceu a concorrência, diferenciação de marca e o propriamente dito marketing.

Após a Segunda Guerra Mundial, a expansão econômica surgiu e as ideias de atração e relacionamento com o consumidor começa a ser apresentada pelos mercadólogos. O Marketing ainda não era visto como a ação para satisfazer desejos e necessidades, mas a única necessidade de vender.

Ainda assim, depois das grandes guerras, datadas no início do século 20, a revolução industrial se intensificou de tal forma que o investimento em propagandas em alguns casos não era suficiente. 

Alguns setores como o de alimentos industrializados, cigarros, bebidas e produtos de limpeza precisavam mais do que um bom discurso para vender mais, era preciso entender o cliente para conquistá-lo, retê-lo e lucrar ao longo do tempo. Por isso se deu a origem do marketing.

O marketing e sua evolução

Era uma vez... a História do Marketing Digital! Conheça sua origem e evolução!

Jornais e revistas: Em 1450 Gutenberg inventa a prensa a tipográfica que revolucionou a comunicação humana e impulsionou o surgimento dos primeiros anúncios impressos, que era a forma mais elaborada de Marketing nesse período. 

No século XVII os jornais e revistas começam a ser publicados em massa. Em 1605 temos o jornal alemão Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, como o primeiro jornal publicado, e em 1741 temos a primeira revista americana publicada na Philadelphia. 

Esses meios de comunicação se tornaram interessantes para que as empresas e os “marketeiros” da época publicassem seus anúncios.

Outdoors: O registro mais antigo de aluguel de um outdoor é de 1867. Foi uma ideia tão eficiente que até hoje é utilizada como meio de divulgação. 

Rádio, TV e telefone: Com o século XIX e começo do século XX vieram novos meios de comunicação, o rádio, televisão e telefone.


Embora o telefone tenha sido inventado antes, em 1876, o seu desenvolvimento se deu maneira lenta. Ou seja, apenas em 1946 que a entrada desse equipamento nas casas americanas atingiu 50%. Ele passou a ser usado também para o conhecido telemarketing.  


Depois do telefone, foi a vez do rádio ganhar espaço entre as novidades. O desenvolvimento dessa tecnologia foi acelerado pela 1ª Guerra Mundial, para finalidades militares. No começo da década de 1920, ele passou a ser usado para transmissões abertas, de entretenimento e notícias. Em apenas 22 anos – de 1921 a 1933 – o rádio entrou em mais de 55% dos lares americanos.


Em 1941 foi feito o primeiro anúncio de TV do qual temos registro e em menos de quinze anos depois, os anúncios de TV já tinham superado a receita obtida com o Marketing via revistas e rádio.


Não deixe de ler: Aprenda como Aplicar Marketing Automation em seu negócio!

História do Marketing Digital 

Era uma vez... a História do Marketing Digital! Conheça sua origem e evolução!

A história do marketing digital começa no mesmo momento em que a internet foi criada, na década de 60, tornando-se popular por volta das décadas de 80 / 90, quando a população em geral passou a ter mais acesso aos computadores.

Com o computador pessoal, vieram as impressoras pessoais. Isso permitiu que a publicidade impressa fosse feita com muito mais facilidade e isso elevou a importância dos anúncios em jornais. Além disso, com os computadores, o acesso à internet e e-mails se tornou possível. Em 1994 foi enviada a primeira mensagem automatizada em larga escala – o primeiro spam, que atingiu milhares de usuários.

Por fim, dos anos 90 para cá, as inovações não pararam de surgir e também novas vertentes do marketing são exploradas, como outbound marketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing de performance, e muito mais. 


Gostou do nosso artigo? 


Aproveite e conheça também o Zoho. O Zoho é uma das ferramentas de automação de marketing mais conhecidas do mercado. Sua plataforma dispõe de soluções perfeitas que podem ajudar na criação de campanhas com eficiência permitindo que você segmente seus clientes do jeito que sua empresa necessita, software para gerenciamento de mídias sociais, e muito mais. 


Leia mais: 7 Dicas sobre como captar e fidelizar clientes

Para saber mais sobre os produtos e serviços Zoho, entre em contato com a empresa ou acesse o site.


Até breve!

Era uma vez... a História do Marketing Digital! Conheça sua origem e evolução!

Leia outras publicações