O que é CRM?

CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma (fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”)

CRM são as iniciais de "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente.

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

O que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

CRM pode ser uma estratégia ou um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. A estratégia consiste em focar os setores e esforços da empresa no acompanhamento do cliente e a ferramenta é usada para colocar isso em prática. Por isso, não existe essa estratégia sem uma ferramenta de CRM.

Uma das principais dificuldades para uma empresa é administrar a sua carteira de clientes. Às vezes, perde-se mais tempo tentando organizar todas as informações do processo de vendas do que fazendo o que mais importa para qualquer negócio: conquistar mais clientes! Seria perfeito se existisse um sistema para otimizar o tempo e facilitar o manuseio dos dados em cada etapa do processo de venda, não é mesmo? Então, comemore! Essa solução já existe e tem nome: CRM.

É bem provável que já tenha acontecido a seguinte situação na sua empresa: um cliente entrou em contato procurando o produto X. Você procurou no estoque e viu que ele estava em falta, dando um retorno negativo ao cliente, que ficou decepcionado, pois não conseguiu encontrar o que estava procurando. O que o seu vendedor faz? Pega o número de telefone e e-mail do cliente para avisá-lo quando o produto chegar.

Imagine que seu vendedor está indo para o trabalho e um cliente faça contato com ele. É uma venda importante, que pode ajudar a bater a meta do mês, mas o vendedor esqueceu o valor da proposta feita. O que ele faz? Bom, ele pode perguntar novamente e passar a impressão de falta de atenção ou conversar sem saber a informação e prejudicar a venda.

São em situações como essa que ter um aplicativo do CRM no smartphone do vendedor pode ajudar. Por isso, é importante que um CRM seja acessível e compatível com dispositivos móveis. Pense nisso quando for adquirir um para a sua empresa.

Em resumo, CRM é um sistema que auxilia na tomada de decisão e organiza o dia a dia dos envolvidos no processo de venda

O que é CRM?

Leia outras publicações