O que é Data Driven?

Uma coisa é certa: para dominar bem as estratégias dos competidores, é fundamental conhecer bem seu mercado, e como você sai a frente? Tomando para você os conhecimentos disponíveis que vão ajudar seu negócio. E uma das formas de conseguir esse conhecimento é por meio de análises de dados. Calma, você vai entender tudo neste conteúdo, mas quando abordo análise de dados, estou me referindo em examinar toda informação que você detém para criar soluções inteligentes de negócios.

Existem inúmeras maneiras de fazer isso acontecer, porém o Data Driven é de longe uma das mais eficazes e capazes ferramentas para trazer retornos significativos e sólidos.

Neste conteúdo você vai entender melhor o que é o Data Driven e como é possível usá-lo para aumentar suas vendas.

Vamos lá!

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O que é Data Driven

No topo das vantagens, o Data Driven permite que você tome decisões mais objetivas sobre sua estratégia de marketing, e melhor,  baseado em dados fornecidos e coletados de seus clientes, fornecedores e colaboradores. Isso te dá a oportunidade de ter uma seriedade no trabalho ao analisar dados concretos e não especulativos.

Para você não ser pego de surpresa, saiba que a quantidade de dados é realmente muito grande, e tende a crescer cada dia mais. Cada clique, visita em sua página virtual, cadastro de um novo cliente ou fornecedor, desdobra em mais informações que vão te ajudar a criar estratégias mais assertivas. Sua equipe e sua empresa necessita de mais propostas que dão certo?

Então estou falando de algo certo para você!

Saiba também que ter informações e não saber interpretá-las não adianta nada. Diante disso, não deixe de investir em um sistema eficaz para ter relatórios objetivos que o auxiliem realmente na criação de soluções, sejam essas de comunicação, de produto ou serviço ofertado. Você vai conseguir prever uma situação e estará mais preparado para enfrentar qualquer adversidade que surgir em sua empresa, otimizando assim tempo, equipe e investimentos. E quem não quer uma solução dessas?

Uma vez Bruce Lee, que é ator e mestre de artes marciais, disse:

“Comece com boas pessoas, defina as regras, comunique-se, motive e recompense seus funcionários. Se você fizer todas essas coisas de forma eficaz, você não tem como errar.”


Uma boa solução para sua equipe é praticidade assertiva.

Pontos centrais do Data Driven para sua empresa

  • Volume: que faz referência à quantidade de dados obtidos diariamente;
  • Velocidade: com que esses dados chegam para as empresas, que tem se tornado cada vez mais rápida, e muito difícil de administrar;
  • Variedade: já que, com tantos dados que aparecem de inúmeras formas, a variação é inevitável;
  • Veracidade: para usar esses dados, eles têm que ter credibilidade;
  • Valor: a partir do momento que é um dado correto e objetivo, isso resultará em resultados diretos para o caixa da empresa.

A análise desses dados é extremamente importante, tanto para grandes quanto micro e pequenas empresas, que inclusive já aderiram a esses recursos. De acordo com a previsão da IBM, em 2020 mais de 75% das empresas já irão utilizar a tecnologia Data Driven a fim de criar soluções inteligentes de mercado.

Como funciona o Data Driven

Quero deixar muito claro para você, ávido leitor, que essa estratégia de análise de dados é essencial para qualquer empresa, seja ela pública ou privada. Por que?  

Saber o que realmente o cliente quer e oferecer soluções práticas para encantá-lo e fidelizá-lo é o melhor meio de se destacar frente a seus concorrentes. Vamos a um exemplo:

Se uma grande rede de supermercados, ao utilizar o Data Driven, consegue administrar estoques, tendo conhecimento de quais produtos são mais procurados em determinadas regiões, além de ter conhecimento prévio de qual produto iria faltar, o que será reduzido será os custos em compras e perda de estoque. Desse modo, é possível gerar melhor experiência de compras e maior retenção de clientes.

Essas experiências têm se tornado possíveis graças ao avanço tecnológico, e outros negócios médios ou pequenos, ganham maiores chances no mercado diante do potencial das tecnologias para otimizar os serviços. Hoje, a relação entre empresa e cliente se tornou mais estreita, uma empresa pode falir se o cliente tiver uma péssima experiência e divulgar os erros em redes sociais, não é mesmo?

Tire proveito dessa nova realidade e saiba como usar a tecnologia da informação para gerar retorno financeiro.

Outras mudanças com o Data Driven

Outro ponto importantíssimo é o de que o processo de compra e venda também deve se modificar. É preciso estar atento ao mercado no sentido de mudanças em torno de culturas organizacionais, ou seja, tirar de vez do perfil da empresa o clássico “venda a qualquer preço”, e dar ao cliente experiências diferenciadas, que vá agregar valor de status além de somente o valor material. Nos tempos atuais, isso é pouco, os clientes gostam de ser engajados e envolvidos com o produto ou serviço. Surpreenda o consumidor e as chances de retê-lo se tornarão bem maiores.

Vou citar um exemplo para o setor público para firmar sobre a importância da análise de dados.

O MJ (Ministério da Justiça) adquiriu um supercomputador da IBM, cujo o nome é  Watson, com o objetivo de examinar e identificar ações ilícitas, sobretudo as que estão relacionadas à lavagem de dinheiro. O banco de dados do MJ também surpreende; ele contém mais de 1 bilhão de registros, e este incrível computador Watson é capacitado para análise e processamento petabytes de dados em frações de segundos. Pensando no contexto político brasileiro, se não fosse dessa forma, como seria possível ter precisão nos serviços?

Fica aí uma ótima reflexão para destacar a importância da análise de dados com eficiência.

Leia também: IBM apresenta primeiro computador quântico comercial

Vantagens do Data Driven

Muito além do retorno financeiro e melhor posição no mercado, o uso de análise de dados, permite que você tenha uma melhor rotina administrativa em sua empresa.

  • Coordenar equipes e centralizar as informações: deixe os colaboradores aptos tomarem decisões sozinhos, porém ainda sob a coordenação do administrador;
  • Reduzir e erros: saiba onde, como e quando investir ou retirar algum ponto de venda que não está trazendo resultados positivos.
  • Encontre informações mais relevantes: para desenvolver qualquer estratégia necessária para crescimento de sua empresa, este ponto é fundamental.
  • Dados seguros e agrupados: ao somar todas as suas ações a uma boa estratégia de TI, você irá garantir segurança de dados de sua empresa, facilitando assim qualquer análise.

Muito mais que dicas, quis mostrar para você que o Data Driven é muito mais que importante para sua empresa, e sim essencial para o alcance de bons resultados e bom posicionamento de seu negócio no mercado.

Não deixe de acompanhar os conteúdos e receba mais dicas!

Abraços!


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