O que é Marketing Automation?

Para começarmos esse artigo com o pé direito, daremos a definição do que é automação de marketing. Trata-se de uma tecnologia que gerencia processos de marketing e campanhas multifuncionais, em vários canais, automaticamente.


Com a automação de marketing, as empresas têm a possibilidade de segmentar clientes com mensagens automatizadas por e-mail, web, social e texto. Todas as mensagens são enviadas automaticamente, de acordo com conjuntos de instruções conhecidos como fluxos de trabalho. 


Estes fluxos de trabalho podem ser definidos por modelos, feitos do zero ou modificados no meio da campanha para conquistar melhores resultados. Os departamentos de marketing e vendas geralmente utilizam a automação de marketing para otimizar campanhas de marketing on-line e atividades de vendas, conseguindo assim, aumentar a receita e maximizar a eficiência. 


Quando a automação é utilizada da forma correta para lidar com tarefas repetitivas, os colaboradores da empresa ficam livres para lidar com problemas de ordem superior, assim como o erro humano é reduzido.


A automação de marketing dá todo o suporte necessário na geração, nutrição e pontuação de leads, além de medir o ROI geral das campanhas. Os benefícios não poderiam ser melhores, pois economizam tempo e custos, e toda organização cresce em tamanho e complexidade. Os melhores softwares de automação de marketing são projetados para se adaptarem ao seu negócio. 

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O que a Automação de Marketing faz?

Resumidamente falando, a automação de marketing é um conjunto de ferramentas feitas exclusivamente para otimizar e simplificar algumas atividades mais demoradas das funções modernas de marketing e vendas. 


Desde a automação do processo de qualificação de leads até a criação de um hub para a criação de campanhas digitais, a automação tem o objetivo de simplificar um mundo de negócios que está se tornando muito complexo e tem a necessidade de mudanças rápidas.


A automação de marketing possibilita que sua empresa implemente uma estratégia de marketing digital sem a necessidade de pressionar manualmente os procedimentos, ou  "enviar" em cada e-mail uma mensagem, campanha ou publicação criada. 


As melhores ferramentas de automação ajudam a identificar seu público, projetar o conteúdo de forma assertiva e acionar ações automaticamente com base nos agendamentos e no comportamento do cliente. Assim que sua campanha é lançada, fica mais fácil se concentrar em outras tarefas, analisar e ajustar seu plano de marketing à medida que os resultados começarem a aparecer. 


Uma estratégia de marketing automatizada pode economizar tempo e recursos, e isso gera receita e ROI enquanto você se concentra no crescimento de seus negócios.

O que significa automação de marketing para a jornada do cliente?

A jornada de compra dos seus clientes é basicamente a soma de experiências personalizadas individuais com sua marca. Com a automação de marketing, sua empresa personaliza cada interação com base nos dados do cliente para criar jornadas contínuas através de cada ponto de contato da marca.


Também é possível criar conteúdo e mensagens relevantes em escala em vários canais. Envie mensagens de e-mail com conteúdo diferenciado e personalizado vai muito além de colocar o primeiro nome de um cliente na linha de assunto. 


Integre as mensagens móveis aos seus emails e campanhas sociais por meio de SMS / MMS, notificações push e mensagens em grupo. Crie anúncios digitais que são apresentadas para a pessoa certa no momento certo. Fora isso, indique os produtos certos no seu site para cada usuário individualmente de forma automática.


Alcance seus clientes clientes com automação marketing ao longo de sua jornada, independentemente de onde eles estejam no no funil de vendas. Forneça conteúdo relevante e que chegue aos clientes quando, onde e como eles preferem, assim você conseguirá converter clientes em potencial em defensores da marca ao longo da vida.

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Quais são algumas das melhores práticas de automação de marketing?

Logo abaixo vamos apresentar algumas práticas recomendadas a serem lembradas ao projetar sua estratégia de automação de marketing:

O que é Marketing Automation?

Defina e apresente seus objetivos. Use números reais para justificar o investimento em uma plataforma de automação de marketing para seus stakeholders.

  1. Colabore com outras equipes. Sua estratégia de automação de marketing tocará em várias equipes da sua empresa. Obtenha a entrada deles e aceite antes de começar.
  2. Tenha de forma simples a visualização do processos. Utilize diagramas detalhados do seu fluxo de trabalho de automação de marketing para retransmitir seus objetivos gerais para toda a organização de forma objetiva.
  3. Esteja preparado para a segmentação de banco de dados. Considere os dados do seu cliente. Pense em quem você gostaria de se envolver e por quê.
  4. Elabore sua estratégia de conteúdo. Tenha sua biblioteca de conteúdo. Crie mensagens interessantes, envolventes e relevantes, projetadas para atingir todos os estágios da jornada de compra do cliente.
  5. Planeje um lançamento lento. As empresas de automação de marketing mais bem-sucedidas do mundo escalonam seus lançamentos. Teste com antecedência e otimize o próximo bloco de programas para ter a melhor chance de sucesso.
  6. Observe a medida que avançar. Estude o que está funcionando e o que não está. Use parte do tempo que você voltar da automação para explorar as análises e fazer as alterações que farão sua empresa crescer.

Essas são as dicas essenciais para você entrar de cabeça no marketing automation. Já pode colocar em prática no seu negócio, e para mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando.

Até breve!

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