O que é Web Analytics?

Olá, leitores!


Neste conteúdo quero discutir com vocês o que é Web Analytics. Recebo muitas mensagens diariamente com perguntas acerca deste tema, e por esse motivo quero deixar cada ponto claro para não haver mais dúvidas.

Levando em consideração que a importância do uso de dados para tomar decisões é cada dia mais presente nas empresas que vão conquistar os melhores resultados no mercado, compreender o que é Web Analytics é essencial para alcançar ótimos resultados.

Web Analytics é a estrutura e análise de dados digitais cuja intenção é criar uma orientação e auxiliar os profissionais para tomada de decisões mais corretas, o objetivo final é otimizar as estratégias e melhorar os resultados do negócio a partir da leitura das informações. Continue lendo para se aprofundar no tema!

Vamos lá!

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De uma vez por todas: O que é Web Analytics?

Diariamente uma quantidade gigante de dados são gerados pelos consumidores de uma marca ou serviço. Diante disso, ter uma análise bem feita colabora para o entendimento do comportamento do seu público, assim como à tomada de ações mais concretas e assertivas. Web Analytics se trata justamente disso.

O objetivo principal é otimizar seu negócio com base em resultados anteriores, estruturando e coletando dados do universo digital, seja no seu site, em sua plataforma ou através de ferramentas externas de Big Data com o desejo de analisar e tomar decisões com mais certeza e menos risco.

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As consequências da adoção desta estratégia é a melhora de seu produto e de seu time, e você pode colher frutos significativos para o sucesso de seu negócio.

Web Analytics, decisor de marketing

Web Analytics permite a análise de dados do passado e ajuda a criar uma orientação para as ações implementadas pela equipe de Marketing. Quem trabalha no ramo se preocupa em investir onde o dinheiro realmente funciona

Porém, pesquisas apontam que a estimativa é de que 200 bilhões de dólares por ano poderiam ser usados de modo melhor no Marketing. Direcionar seus investimentos a partir de análise de dados irá ajudar na execução de uma estratégia ainda mais inteligente. Diversas informações estão aguardando para serem analisados. Segundo o EMC, o tamanho do universo digital está dobrando a cada dois anos, o que resulta em dados cada vez melhores acerca do comportamento dos consumidores.

Quanto mais você tem conhecimento sobre seu cliente, melhor vai ser seu produto e venda.

A análise de dados também pode ser responsável pelos resultados dos seus times. Um estudo de Harvard sobre Big Data, sustenta que empresas que adotam  Web Analytics conseguem ser 5% mais produtivas e tendem a serem 6% mais previsíveis quando tomam decisões baseadas em dados. Entretanto, somente aderir o Web Analytics não é sinônimo de sucesso. Você deve aprender a usufruir dele da melhor maneira possível.

Entender quais são as perguntas certas que você deve fazer para os dados é o grande segredo da sua análise. Sendo elas:

Inspiração: “A satisfação psicológica é uma espécie de energia. Eu sou movido a entusiasmo.”

― João Gurgel

Análise Descritiva

São dois grupos principais de questionamentos que você deve utilizar. O primeiro possui foco na análise descritiva, tendo como foco as perguntas com base no “o que” e “qual” para desdobrar em resumos simples sobre as informações que são adquiridas.

O objetivo central é identificar o significado das informações no presente para, dessa forma, encaminhar para as análises preditivas e prescritivas e entrelaçar com futuras ações.

Relatório ad hoc

São questões realizadas a partir de outros resultados que já foram analisados, e não são relatórios periódicos, e sim realizados sob demanda.

Como acompanhar o local de seu erro

É possível entender em que local você precisa ficar para melhorar seus resultados, este momento carrega o nome de Drill Down.

Como melhorar seu trabalho

Ao responder todas as questões anteriores, é o momento de começar a refletir nas ações. É o momento em que são criados os primeiros alertas, e disso se passa a levar as informações para análises preditivas e prescritivas.

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Análises Preditiva e Prescritiva

Após o conhecimento sobre os dados que você recebeu, é chegado o momento de compreender mais sobre o funcionamento, quais são suas estatísticas principais e quais são seus formatos.

A partir dessas análises feitas, você vai conseguir ser orientado para o futuro e conhecer os resultados de cada ação.

Ao reunir outros dados que você tem, você conseguirá enxergar que sempre algo vai estar em descompasso com outra coisa. Logo, esse resultado é um padrão na sua vida.

Para aumentar sua colocação geral, você deve focar mais no que há dificuldade e assim melhorar os próximos resultados.

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Esse é o momento perfeito em que você começa a entender mais sobre os possíveis resultados para as suas táticas e testes.

Identificando suas dificuldades, você cria soluções para melhorar seu resultado em outras áreas. Ao desenvolver soluções a chance de conseguir melhores resultados estudando mais nos finais de semana é grande, e isso é o que chamamos de modelo preditivo.

Com informações que você já tem e padrões já conhecidos, você consegue prever alguns resultados ou diminuir os riscos das suas ações. O melhor que pode acontecer está em torno das análises das questões citadas em um momento anterior, e dessa forma as informações que você conseguiu com os testes vai dar a você um ótimo passo para otimizar seu desenvolvimento e aumentar cada vez mais sua nota.

Com essas formas de perguntas é possível efetuar uma análise completa dos seus dados, gerando ótimos relatórios e extraindo bastante informação com relevância. Você irá compreender seu presente momento e estabelecer métricas que são prioritárias para aprimoração de seu negócio e tomada de ações bastante assertivas.  

Principais Métricas

Existem métricas importantes de serem acompanhadas de acordo com a sua empresa e produto. Porém existem números que você têm de ficar de olho, independente do seu segmento de atuação ou formato de trabalho. São fundamentais para a saúde do seu negócio.

Compreender quanto você gasta ao investir para converter um cliente, assim como o quanto que o cliente traz de retorno para sua empresa vai deixar mais clara a balança dos seus investimentos em Marketing.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição por Cliente desdobra de uma simples conta de matemática que irá apontar com clareza o valor que é gasto para aquisição de um novo cliente. A partir do CAC é possível a criação de promoções de aquisição com as ações de indicação que são utilizadas atualmente.

O ponto é que quando você recebe uma quantia por indicar um aplicativo para uma pessoa, esse valor de retorno foi calculado em cima do custo da aquisição daquele cliente.

Desse modo, a ação consegue atrair novos clientes de uma forma saudável.

O CAC é calculado da seguinte forma:

CAC =  Investimento em aquisição de clientes / Quantidade de novos clientes

O cálculo é essencial também para medir o quão eficiente são os investimentos.

A atração dos clientes com custos cada vez menores deve ser o objetivo central de um profissional de marketing.

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Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value trata-se da representação do valor que seu cliente traz para sua empresa no período de relacionamento que vocês possuem.

O cálculo é em cima do ticket médio e da média de tempo do seus planos. Junto com o CAC ele vai mostrar se você está gastando mais para trazer seus clientes do que eles estão trazendo de receita para seu negócio.

Os dois dados destacados são completamente importantes para você entender como anda a saúde do seu negócio e também para otimizar seus investimentos, diminuindo assim o custo de aquisição e aumentando o LTV a partir de ações do sua equipe.

Principais ferramentas

São inúmeras as ferramentas que você poderá utilizar para acompanhar seus dados. As melhores ferramentas com certeza serão as que entregam métricas essenciais para sua estratégia.

Vamos a elas:

Excel

O programa de planilhas da Microsoft irá te ajudar a estruturar as informações e realizar cálculos rápidos e organizados. Também é oferecido gráficos que irão facilitar a visão dos dados para análise assim como para apresentar para o restante da equipe.

Google Sheets

Google Sheets é bem semelhante ao Excel, mas é uma ferramenta oferecida pelo Google e trabalha no formato nuvem. A sua função pode ser mais interessante para quem divide as planilhas com outros integrantes da equipe. A partir dela é possível compartilhar o documento com outros indivíduos para que várias pessoas trabalhem ao mesmo tempo e na mesma planilha. Além disso, os documentos ficam salvos em nuvem, e assim é possível abrir sempre que quiser, em qualquer lugar. Basta estar logado em uma conta do Google.

Tableau

Esta é uma solução para seus dados internos, e trata-se da ferramenta mais completa para uma empresa que gera bastante informação. Além disso, permite integrações com outros programas como Salesforce e Hadoop. O design também é outro ponto atrativo, ele cria gráficos e tabelas com um visual impactante.

Google Analytics

Podemos dizer que o Google Analytics é a ferramenta mais utilizadas pelos profissionais que acompanham os resultados dos seus sites e de campanhas digitais.

O uso da plataforma é simples e entrega dados bem completos sobre seu negócio online. As informações como visitas, novos usuários e tempo de permanência na página são somente umas das inúmeras que o programa proporciona.

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Adobe Analytics

Adobe Analytics é bem semelhante o Google Analytics, porém ela também oferece soluções para varejistas e lojistas que precisam integrar seus negócios com suas informações digitais.

Adobe promete um conhecimento completo do cliente, que colabora para o profissional ter insights cada vez mais objetivos, o que pode influenciar positivamente em seus resultados.

Conclusão Web Analytics

A novidade está na quantidade de informações que temos dos nossos clientes, dos consumidores e do mercado.

Ao fincar uma estratégia de Web Analytics bem estruturada você irá conseguir otimizar seu negócio diariamente. Compreender seus clientes envolve o entendimento da jornada de compra e o relacionamento com seu negócio, nesse sentido é fundamental para ser competitivo.

Analisando as informações é possível ter um entendimento muito maior sobre o mercado e seus competidores. Muito melhor prever ações e estar sempre à frente dos demais.

Estrategicamente, a análise de dados não é mais um fator diferencial e sim um pilar para o crescimento das empresas.

Continue acompanhando os conteúdos e receba mais dicas para seu negócio!

Abraços!


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