O que são as melhores práticas de ITIL

O termo ITIL é bastante discutido entre pessoas que trabalham na área de Tecnologia da Informação e afins. Apesar de seu uso amplo, ainda é comum observar profissionais que não tem conhecimento sobre o seu significado.


Você não precisa se esforçar tanto para encontrar conteúdos sobre o tema, inclusive, muitas palestras e conferências de TI abordam a respeito do ITIL. 


Por esse motivo, compreender o que é ITIL e como ele pode maximizar os resultados de seu negócio é essencial. 


Acompanhe a leitura deste  artigo! Sem mais delongas, fique por dentro de tudo que está em torno do ITIL agora mesmo! 

O que é ITIL?

O que são as melhores práticas de ITIL

ITIL trata-se de uma sigla, em inglês, em que seu significado é Information Technology Infrastructure Library. Em português, a tradução é: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.


O próprio nome já induz quais são as práticas que estão ao redor do termo. De maneira direta, ITIL é um conjunto de boas práticas (melhores práticas) para a área de TI.


São práticas tidas como padrão para gerenciar projetos e atividades em uma equipe de trabalho, exemplo: equipe de suporte.


O surgimento da ITIL deu-se a partir de um projeto da Grã-Bretanha durante os anos 80, o objetivo consistia em padronizar e arquivar as melhores práticas relativas aos processos de gestão em TI.

Ou seja, a principal função era proporcionar um subsídio vasto com modelos e cases de sucesso em processos gerenciais.


Nesse sentido, num primeiro momento, o projeto visava somente documentar processos, mas logo se transformou em algo valioso para empresas de TI ou para aquelas pessoas que possuem uma equipe de TI.

Como implementar ITIL na sua empresa

Agora que você já sabe o que é ITIL, é o momento de começar a pensar sobre a implementação dessas práticas na sua empresa.


Sabemos, então, que a ITIL irá descrever boas práticas que são importantes para o cotidiano de uma equipe de TI.


Essas práticas são validadas e possuem bastante credibilidade em muitas organizações ao redor do mundo. Diante disso, seria muito injusto não apresentar alguns benefícios que podem ser vivenciados com a implementação da ITIL. Confira:


  • Os processos são otimizados;
  • A produtividade da equipe tende a aumentar;
  • Os processos são desenvolvidos com mais precisão;
  • Redução no número de incidentes e erros;
  • Utilização de uma nomenclatura comum, o que facilita a comunicação entre membros da equipe de suporte;
  • Fluidez na comunicação;
  • Melhorias podem ser aplicadas sem dificuldade;
  • Redução nos custos dos processos internos;
  • Os níveis de serviço são elevados;
  • E outros.


As vantagens em implementar a ITIL que destacamos acima podem se desdobrar em outros benefícios. Dessa forma, para que tais benefícios e vantagens sejam aproveitados ao máximo, é essencial estar preparado para lidar com adaptações.


Se a sua empresa não está habituada a utilizar as práticas descritas pela ITIL, agora é a hora de começar a expandir o conhecimento dessas práticas. Faça uma reunião com a sua equipe e promova treinamentos para os colaboradores se adaptem às práticas de ITIL.

Outra questão importante é que, quando comentamos sobre a implementação da ITIL, é fundamental que haja uma preocupação com melhoria contínua.

Atualizações ITIL

O que são as melhores práticas de ITIL

Podemos destacar as seguintes atualizações pelas quais a ITIL já passou: ITIL V1, ITIL V2, ITIL V3 E ITIL 4 (atual. Sim, sem o ‘’V’’). 


Em 2007 foi realizada a segunda maior atualização das práticas. Nela, foram consideradas as novidades de trabalho do setor de TI: novos modelos como outsourcing, cloud, serviços compartilhados e virtualização. Essa modernização esteve enquadrada na ITIL V3.


Em 18 de fevereiro de 2019, a quarta versão do ITIL é lançada, nesta atualização o acrônimo “v” desaparece, passando a se chamar simplesmente ITIL 4


O ITIL 4 surge com uma nova maneira de contextualizar e fornecer serviços, agora de modo muito mais adaptável, rápida e totalmente transparente.


Por exemplo, o conceito de ciclo de vida do serviço descrito no ITILv3, mesmo que não intencionalmente, antes sugeria uma sequência de estágios e processos que descreviam a vida do serviço desde a sua concepção até a sua descontinuação. 


Para esclarecer melhor, para que um serviço estivesse num momento de codificação (Transição), na teoria ele deveria ter passado pelos ciclos de Estratégia e Desenho

A nova atualização do ITIL, baseia-se agora em um fluxo de valor flexível, conhecido como Service Value System (Sistema de Valor de Serviço). Trata-se de um novo modelo conceitual mais robusto e não se concentra somente em processos, mas também em outro componentes de grande importância para o gerenciamento de serviços e a entrega de valor, como a governança e princípios orientadores.

Quais são os elementos chave da ITIL 4

O que são as melhores práticas de ITIL

Confira essa lista com os principais elementos da ITIL: 


  1. Quatro dimensões do gerenciamento de serviços;
  2. Os princípios orientadores,
  3. A evolução dos processos para práticas;
  4. O Sistema de Valor de Serviço, que fornece uma abordagem holística para a cocriação de valor por meio de relacionamentos de serviço.


Para concluir, agora sabemos que a ITIL é uma biblioteca de TI que conta com um acervo significativo para a gestão de Tecnologia de Informação.

Vale também ressaltar que as atualização de ITIL acompanham as mudanças na tecnologia.

Dessa forma, hoje, a ITIL é conhecida não apenas como um conjunto de boas práticas, mas também como uma importante certificação para a área de TI


Sim. O ITIL 4 auxilia os profissionais de TI a competirem em um mercado cada vez mais complexo, permitindo que os relevantes permanecem ativos e influentes. Entre em contato comigo, vai ser um prazer conversar sobre soluções em tecnologia para seu negócio! 


Até a próxima! 

O que são as melhores práticas de ITIL

Leia outras publicações