Planejamento de Vendas 2020 e 2019 também!

Como estão suas vendas em 2019? Já Preparou seu Planejamento de Vendas 2020?

Aproxima-se o fim do ano e a oportunidade de melhorar as vendas com as datas comemorativas. Se você possui e-commerce, é fundamental que saiba se planejar para lidar com a sazonalidade nas vendas e não ter surpresas no orçamento, além de aproveitar para adotar as estratégias certas e conseguir tirar proveito de chances valiosas de tirar as teias de aranha do estoque.

Planejamento de Vendas: As principais datas do Ano

planejamento de vendas

Esteja atento! No início do ano, confira o calendário e veja quais são as datas mais importantes para públicos que você visa atingir com seus produtos.

Fuja do lugar-comum: não estou falando aqui apenas de Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia das Crianças, outras datas também podem e devem ser exploradas para oferecer promoções e massificar os acessos em sua loja virtual.

Alguns exemplos que podem entrar no seu Planejamento de Vendas são:

15 de Março - Dia do Consumidor

25 de Maio – Dia do Orgulho Nerd

15 de Setembro – Dia do Cliente

E muitos outros, mas você deve se atentar as datas mais importantes para seu público, como a Páscoa se você vende chocolate, por exemplo, mas ainda sim é uma data que pode ser explorada por outros mercados.

A depender do foco de seu site, obviamente existem datas especiais que você pode aproveitar para oferecer condições especiais e conseguir aumentar o volume de vendas.

Realizar campanhas de e-mail e em redes sociais também é fundamental para garantir o sucesso de seu planejamento de vendas para datas especiais ;)

Dica: Sabia que vídeos são um dos principais responsáveis por influenciar consumidores a comprar produtos? Já pensou em enviar seus produtos para que algum vlogger faça um review? Não tenha medo e entre em contato: eles adoram e você também vai adorar os resultados!

Planejamento de Vendas para a Black Friday e Natal

planejamento de vendas

As principais datas para o comércio brasileiro nos últimos anos são o Natal e a Black Friday. Obviamente, as datas movimento e muito lojas físicas e virtuais, fazendo a alegria dos lojistas mesmo em momentos de crise.

Mas é preciso entender quais são as diferenças das datas para realizar um bom planejamento de vendas e acertar na estratégia.

Veja que: 69% das vendas na Black Friday são realizadas em lojas virtuais, contra apenas 45% das vendas no Natal. Entenda: se você possui e-commerce, invista em campanhas para a Black Friday!

  • Ofereça descontos reais: aposte no volume de vendas para os seus principais produtos, especialmente se você trabalha com produtos eletrônicos e de informática, os mais procurados na data.

Importante: a maior queixa dos consumidores durante a Black Friday gira em torno de descontos ilusórios. Evidencie o preço antigo e o preço durante a Sexta-Feira mais quente do comércio.

  • Teste: se ofereceu qualquer desconto, é importante garantir que o preço mostrado para os clientes na página de produto seja o mesmo exibido no checkout. Adivinha o que acontece quando o cliente percebe a mudança de preço ao finalizar a compra? Abandono de carrinho!
  • Ofereça frete grátis: oferecer frete grátis para determinadas regiões ajuda a garantir as vendas e também impacta na fidelização de clientes, que certamente se lembrarão da experiência que tiveram com sua loja e cogitam voltar a comprar seus produtos.
  • Otimize o seu e-commerce: 33% dos clientes abandonam o carrinho quando encontram algum problema. É preciso ter um site que esteja a altura dos clientes que você visa atingir. Sites intermitentes ou congestionados também são uma das principais queixas dos consumidores.
  • Configure o Carrinho Abandonado: segundo pesquisas recentes, a taxa de abandono de carrinho na Black Friday pode chegar a 63%. É possível configurar e-mails automáticos para lembrar os clientes de finalizarem os seus pedidos.
  • Otimize para Mobile: grande parte das compras na Black Friday (27,3) são realizadas a partir de dispositivos móveis. Tenha um site responsivo e se possível uma versão AMP e garanta essas vendas!
  • Sua loja está segura? Durante a Black Friday a quantidade de invasões e roubo de senhas aumentam e muito! Por isso, é importante verificar se sua loja está segura e garantir que fique no ar!

Black Friday vs. Natal: Tempo de Pesquisa de Preços.

As pessoas que compram na Black Friday, em geral são seduzidas pelos preços mais baixos pelos produtos pelos quais já estão procurando há mais tempo, meses antes da data. Isso pode ser explicado também pelo fato dos produtos mais vendidos na Black Friday serem eletrodomésticos e eletrônicos, que em geral tem um custo mais alto do que os presentes de Natal.

Em geral, as pessoas fazem suas compras de Natal de última hora. Em pesquisa recente, 63% das pessoas dizem começar a pesquisar suas compras duas semanas antes da data, o que podemos perceber visto o enorme movimento nos shoppings e centros comerciais dias antes da data.

Apesar disso, é importante entender que uma data não anula a outra e ambas são importantes para as vendas. Veja, apenas 15% dos entrevistados dizem que os produtos adquiridos na Black Friday serão usados como presentes natalinos ou no fim do ano em geral.

Assim, entendemos que as compras da Black Friday representam itens de desejo dos consumidores há um maior tempo e que em geral são de uso pessoal ou para a família.

Planejamento de Vendas no E-commerce: o Natal é mais Offline!

Como abordei no ponto anterior, as vendas online são menos impactadas pelo Natal do que pela Black Friday. São diversos os fatos que interferem nesses números, mas o principal, é que as compras natalinas tendem a ser mais pessoais e as pessoas vão até as lojas físicas buscando um atendimento personalizado para encontrar o presente perfeito para aquele perfil de pessoa.

É claro que você pode adotar medidas em seu e-commerce para se aproximar do cliente na hora da compra. Ter filtros que ajudem a traçar o perfil de quem vai receber o presente pode ser certeiro para garantir a venda. Veja, você pode trabalhar com a ideia de persona quando o cliente informa que o produto que busca não é para ele mesmo. Assim, aplica-se os filtros e somente os produtos que mais se relacionam com aquele perfil serão exibidos para ele.

planejamento de vendas 2020

Você odeia filas e Seus clientes também!

Pense em campanhas de e-mail e em banners para o site que reforcem a praticidade e a facilidade das compras online. Isso vale tanto para a Black Friday quanto para o Natal! Isso vale também para a divulgação em redes sociais e blogs.

É importante que você estreite laços com os usuários de seu site e que durante a navegação essas mensagens motivacionais sejam reforçadas. Muitos lojistas não investem tempo na produção de banners e em campanhas que ajudam a valorizar a marca. Saia na frente da concorrência!

Aproveite para ler: O que NÃO fazer no Atendimento ao Cliente

Para vencer a sazonalidade é preciso que aplicar essas dicas nas campanhas ao longo do ano. É claro que a Black Friday e o Natal precisam de toda a sua atenção agora no final do ano. Então use esse momento para fazer um excelente planejamento de vendas, saindo do lugar comum e apostando em novidades. A experiência dos clientes é subvalorizada nos e-commerces. A depender do seu nicho de atuação, o volume de concorrentes é muito alto, então, adotar novas abordagens e fazer o planejamento de vendas o quanto antes vai ser a chave para garantir bons resultados.

Todos nós sabemos que as coisas não acontecem por magia. Mas devemos saber que existem maneiras de estar mais perto de um resultado que seja relevante para o sucesso do seu negócio e estamos aqui para apresentar uma delas a você: é preciso aumentar a produtividade da equipe de vendas. Parece fácil, mas não é! Então como fazer?

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas?

Algumas das estratégias apresentadas aqui já foram comprovadas por muitas das empresas mais fortes em seu respectivo segmento, no Brasil ou em escala mundial.

Se em um presente e um futuro temos um horizonte competitivo, é comum que cada vez mais empresas optam por diferentes maneiras destaque.

Dentre muitas, possuir equipe de vendas talentosa e com alta performance é uma delas. Mas nem todas as vezes formar o melhor time e aumentar a produtividade da equipe de vendas é uma tarefa tranquila.

Um dos desafios em contar com profissionais da área comercial que tenham aderência à cultura organizacional da empresa é pensar em chegar à correta conversão do lead. Isso é decisivo para o engajamento e a motivação desses profissionais.

Agora, de modo prático, a jornada de vendas possui uma das etapas mais importantes: a definição de processos nítidos, que orientem a equipe de vendas a manter o lead engajado até a conversão.

No mundo o Marketing e dos negócios, não somente essas, mas outras práticas existem e são indispensáveis para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e garantir o sucesso da sua marca.

Não dispense boas ferramentas de trabalho como CRM

Quando pensamos em uma estratégia para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, é indispensável uma análise das possibilidades em adotar ferramentas de trabalho, elas simplificam e otimizam processos.

Preparei 10 Passos da Gestão Comercial para você colocar em prática!

Hoje em dia, a tecnologia é uma a sua maior amiga na garantia e manutenção do sucesso de vendas.

Existem diversas ferramentas que podem ser mais do que aliadas da equipe de vendas:

  1. Sistema de computadores de qualidade;
  2. Reuniões por videoconferência;
  3. Internet de boa qualidade e velocidade;
  4. Sabedoria do uso de aplicativos e sistemas modernos. Em um mundo em que existe a versão online de tudo, saiba usar os aplicativos para as melhores soluções!
  5. Não é menos importante investir em softwares que facilitem o gerenciamento de leads, tal como a gestão da equipe e do fluxo de processos da empresa.

Os processos estão sendo cada vez mais automatizados nas empresas. Não é diferente dos setores de vendas e marketing.

Saber como diminuir custos e tornar as tarefas diárias mais fáceis com, por exemplo, o uso de softwares de automação de marketing, CRMs, plataformas de sales engagement e sistemas de gestão é imprescindível.

Nossas dicas somadas a um ótimo atendimento ao cliente será, de certeza, o caminho para o seu sucesso.

Gostou? Bote em prática! É possível aproximar seus clientes mesmo que não esteja próximo dele fisicamente. E é claro: teste antes de colocar no ar!

Planejamento de Vendas 2020 e 2019 também!

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