Relacionamento entre as Mídias Sociais e o CRM

Não é de hoje que sabemos o quanto é importante que as empresas mantenham um bom relacionamento com seus clientes. Isso garante a fidelização e facilita muito nas estratégias de jornada de compra do consumidor

Essa relação entre cliente e empresa é sempre retomada e está presente há vários anos ou, para ir mais longe, por séculos. Não tem como negar que a maioria dos negócios estão estruturados quando se trata de relacionamento dos que vendem aos que compram.

Nesse artigo vamos mostrar tem um bom relacionamento através de mídias sociais e CRM!

Infelizmente ainda existem alguns empresários e gestores que ignoram essa realidade, o consumidor lembrará sempre de um bom atendimento e serviço.

As mídias sociais como suporte para o CRM

Com o surgimento de novas tecnológicas e o avanço dos relacionamentos através da rede, tornou-se essencial uma adaptação para não perder espaço para a concorrência. Por esse motivo foi descoberta a importância de trabalhar sob o conceito de CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente) para acelerar o crescimento corporativo.

A grande questão que temos em jogo é: Como? Porque não utilizar apenas espaços onde os clientes estão sempre presentes, como as mídias sociais, por exemplo?

Você vai entender o conceito das mídias sociais para o CRM e como elas ajudam na hora de prospectar novos clientes.

midias sociais e o crm - marcos custodio

Entendendo as mídias sociais

Vamos analisar a importância das mídias sociais, mas antes é preciso compreender o conceito dessa ferramenta de forma simples e objetiva. O que realmente significa mídias sociais? Você saberia responder.

Na verdade é bem simples responder a questão. Mídias sociais são um espaço de interação entre as pessoas que comporta uma gama de interesses desde conteúdos mais aprofundados e intelectuais até um bate papo descontraído.

Dentro dessas mídias temos diversos formatos, pois eles variam desde um vídeo, uma ilustração, um texto, uma charge, uma tirinha, um comentário, uma pergunta ou uma resposta num fórum de discussão.

As mídias sociais e o CRM

Se o CRM é a gestão de relacionamento com o cliente e a mídia social é o próprio espaço onde tudo isso acontece, dessa forma é mais simples entender qual é a sua importância. 

As mídias sociais aproximam o cliente da empresa e tem o poder de fazer com que todos se sintam parte de um mundo que antes parecia ser dividido: de um lado estava a empresa e de outro estava o consumidor.

As mídias sociais, oferecem uma quantidade significativa de informações sobre seus usuários e clientes prospectados, dessa forma você terá uma compreensão maior a respeito do perfil dos usuários e com isso poderá obter diversas formas de abordar os clientes de acordo com o perfil pesquisado na rede.

As mídias sociais e a prospecção de novos clientes

Seja no acompanhamento de um blog com conteúdo direcionado, ou na criação de um canal no Youtube e de uma página de fãs, ou a participação em fóruns e grupos oferece aos usuários dessas mídias a possibilidade de interação e, automaticamente, a possibilidade de conhecer o que a empresa oferece.

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Tudo isso faz com que a relação com o cliente se torne ainda mais próxima por não se tratar de nada sem fundamento e sim de opção entre acessar ou não o conteúdo proposto. Caso queira arriscar a criação de campanhas chamativas é possível que o aumento do número de clientes aconteça de forma significativa, basta ser criativo.

O primeiro passo para o sucesso nessa questão é melhorar o marketing e o relacionamento para aumentar as vendas. É muito difícil que uma empresa que pense nas vendas antes de conseguir o cliente tenha sucesso utilizando as mídias sociais ou qualquer outro meio.

Seja objetivo para conseguir alcançar suas metas e melhore o relacionamento com o cliente em todas as áreas. Não deixe de nos acompanhar para ter acesso a mais conteúdos como este. 

Até breve!


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