Saiba agora quais são as ferramentas de gestão comercial mais importantes do mercado!

A área de gestão comercial é de extrema importância para qualquer empresa. Esse tipo gestão tem como foco concentrar esforços particulares na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais. 


Por isso é essencial que as empresas tenham profissionais qualificados que dominem técnicas gerenciais específicas dessa área para que assim consiga desempenhar de modo eficaz as atividades que essa gestão exige. 


Processos de comercialização, análises do negócio, pesquisas do setor, tendências de consumo, comportamento do mercado, relacionamento do cliente, são algumas das atividades que a gestão comercial exerce. 


O objetivo da gestão da área comercial é buscar oportunidades de crescimento, aumentar a produtividade da empresa, ampliar a qualidade dos produtos o dos seus serviços, e fortalecer o posicionamento do mercado. 


Além disso, um gestor comercial também precisa se preocupar com o desempenho da sua equipe, estar sempre presente e avaliar quais pontos devem ser melhorados, motivar e dirigir a equipe, traçar metas e objetivos e cobrar resultados que aumentam a eficácia das vendas. 


Pensando nisso, separamos as ferramentas de gestão de comercial mais importantes do mercado que irão te ajudar otimizar os processos de marketing e vendas, auxiliar na captação e conversão de leads, além de estreitar o relacionamento com os seus clientes.

5 Ferramentas de Gestão Comercial que você precisa conhecer

Saiba agora quais são as ferramentas de gestão comercial mais importantes do mercado!

1 - Customer Relationship Management (CRM)

Um sistema CRM, ou gerenciamento do relacionamento com os clientes, é uma das ferramentas mais eficazes não só para o gerenciamento comercial, como também para diversas áreas da empresa.

O CRM simplifica e otimiza os processos de interação com o público, além de entregar novos canais de comunicação. Com ele é possível criar checklists, gerar relatórios, automatizar as vendas e o marketing, e muito mais. 


Hoje temos acesso a diversos softwares de CRM, como por exemplo o Zoho CRM. A ferramenta faz parte do Zoho One, uma plataforma de gerenciamento de negócios que conta com mais de 40 aplicativos integrados mais conhecidas do mercado. 


Com ele é possível gerenciar, conectar e automatizar os processos de negócios de toda a sua organização, além de recursos que auxiliam nas vendas, marketing e suporte aos clientes. Se você deseja automatizar suas atividades e gerenciar de forma integrada todos os departamentos da sua empresa, incluindo a área de gestão comercial, o Zoho One é ideal para isso.

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2 – BI (Business Intelligence)

O objetivo de um software de BI no contexto comercial é justamente trabalhar em conjunto com o CRM e unir todos os conhecimentos da empresa, possibilitando uma visão holística de ferramentas e serviços.


A implementação dessa ferramenta favorece a tomada de decisões graças à captação de dados estratégicos sobre hábitos de clientes. Até a gestão interna pode ser avaliada, facilitando ajustes e adequações operacionais. 


Ou seja, as vantagens dessa integração de ferramentas nos processos comerciais são amplas e podem oferecer um diferencial positivo para o negócio, incluindo informações estratégicas para a tomada de decisões.

3 – Workflow

Outra ferramenta fundamental de gestão comercial é o Workflow. Um sistema de gerenciamento de workflow organiza e automatiza os processos na área de vendas, aumenta a rentabilidade da empresa, reduz os custos operacionais, permite a entrega de uma experiência positiva aos clientes, ajuda na gestão graças a indicadores chave e até favorece a integração de agendas entre vendedores. Ou seja, ampliando a colaboração, a comunicação e o trabalho de equipe.

Saiba agora quais são as ferramentas de gestão comercial mais importantes do mercado!

4 – ERP

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais, integra os processos de uma empresa em apenas um local, favorecendo e simplificando a sua gestão. 


Essa ferramenta serve como base para uma alocação de recursos mais eficiente e consequentemente, tomadas de decisão mais assertivas. Além disso, o uso do ERP permite que você possa analisar e comparar funções entre departamentos, sem o incômodo de várias planilhas e e-mails, trate questões relacionadas ao controle financeiro, controle de estoque, orçamentos de vendas, minimize ou elimine processos manuais repetitivos e garanta maior segurança aos dados da sua empresa. 

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5 – Cloud Computing

O cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que se consolidou no mercado e tem chamado a atenção das empresas nos últimos tempos. É uma tecnologia que usa a conectividade e a grande escala da Internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações. Dessa forma, a computação em nuvem permite que o usuário os acesse por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular.


São várias as ferramentas disponibilizadas por meio dela, como agenda eletrônica, sistemas de notas e armazenamento virtual.


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Até breve!

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