Separamos as melhores ideias para cadastro de clientes em e-commerce

Ter um cadastro de clientes é essencial para o gerenciamento de qualquer negócio. Principalmente no comércio virtual onde o contato com o consumidor requer maior atenção. 


Nome do cliente, e-mail, telefone, endereço, data de nascimento, profissão, sexo e CPF são dados imprescindíveis em qualquer tipo de cadastro.  Essa base de dados traz informações que permitem que a sua empresa conheça a fundo quem consome seu produto ou serviço, além de auxiliar para que as ações de marketing ou de fidelização de clientes sejam planejadas com sucesso. 


O cadastro de clientes pode servir como um grande auxílio e facilitador para construir um relacionamento mais próximo do cliente, conhecer suas necessidades, e gerar experiência com o consumidor. 


Neste artigo separamos as melhores ideias para cadastro de clientes no seu e-commerce e algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o gerenciamento do seu negócio. 


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O que você precisa saber sobre cadastro de clientes em e-commerce

Separamos as melhores ideias para cadastro de clientes em e-commerce

Escolha um bom programa de cadastro

É muito importante buscar programas de cadastro que sejam eficientes e que possam facilitar e otimizar o seu trabalho. Muitas empresas utilizam planilhas para ter o controle dessas informações e nesse caso há grandes chances desses dados serem perdidos. 


Além disso, o uso de planilhas acaba tornando as atividades um pouco mais demoradas. Por isso é essencial investir em ferramentas que garantam que as informações sejam coletadas e armazenadas em segurança e que otimizem o atendimento ao cliente.


Hoje temos diversos softwares e programas que podem auxiliar no gerenciamento do seu e-commerce. O Zoho One por exemplo é uma plataforma que conta com mais de 40 aplicações integradas para o seu negócio e dentro dele temos o Zoho Commerce. 

No Zoho Commerce você encontra todas as ferramentas que você precisa para criar um site, aceitar pedidos, gerenciar o estoque, processar pagamentos, organizar envios, promover sua marca e analisar seus dados. Ou seja, todo o gerenciamento do começo ao fim, incluindo cadastro de clientes, em uma plataforma única. 

Otimize os processos

Com um bom programa de cadastro de cliente você terá maior agilidade para desempenhar diversos processos da empresa. Sejam elas, divulgação das campanhas de marketing, processos de vendas, ações para fidelização, cobranças, dentre outros. 


O acesso as informações contidas no cadastro permitem que a sua equipe economize tempo em algumas atividades e possa direcionar esforços em outras tarefas operacionais do negócio. 


Mantenha sempre a base de dados atualizada para que não haja dificuldade em contatar o cliente e para que imprevistos sejam evitados. 

Crie uma lista de clientes 

Com as informações contidas no cadastro dos seus clientes você pode criar uma lista de clientes e fazer campanhas segmentadas com maiores chances de serem assertivas. Um exemplo disso é realizar ações de frete grátis para determinada região do país e ter isso mapeado para comunicar as pessoas certas.

Ao criar essa lista, você poderá incluir dados que irão te auxiliar a ter uma comunicação mais específica com os seus consumidores, diferenciar clientes que já compraram em sua loja virtual dos clientes em potencial, separar grupo de clientes que costumam abrir newsletter daqueles que nunca leem. Além disso, é estratégia fundamental para entender como é o perfil dos consumidores da marca.

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Aposte na integração com as redes sociais

Hoje temos muitas redes sociais que podem ser integradas ao seu site, como por exemplo o Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest, LinkedIn, e etc.  Ao colocar os links de suas páginas em cada uma delas em sua loja virtual, você tem a possibilidade de acessar o perfil dos seus consumidores, podendo assim coletar informações fundamentais para sua estratégia de vendas e fidelização. 


Quando o cliente opta por acessar o site ou realizar a compra sem o preenchimento do cadastro, o acesso é feito através do login social, e dessa forma é possível ter acesso às informações pelo seu perfil nas redes sociais, como e-mail, cidade e até mesmo telefone de contato. 

Conclusão

Como pudemos ver, não importa o tamanho do seu negócio, ter um cadastro de clientes bem estruturado e atualizado faz toda a diferença para o sucesso do seu e-commerce. 


Quando contamos com a ajuda de programas eficientes e aplicamos as dicas acima, esse processo se torna muito mais simples e consequentemente nos traz melhores resultados de forma geral. 


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Até breve!

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