09/2021

Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso!

Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso!

Manter os clientes existentes é tão importante quanto atrair novos consumidores. A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar operando no mercado. 

Muitas empresas que são referências no mercado conquistaram o sucesso graças a fidelidade e lealdade de seus clientes. 

Quando a empresa se preocupa em fidelizar e conquistar clientes, ela garante não só a compra, como a recompra e recomendação dos seus serviços para futuros compradores. Tudo isso por meio de um bom atendimento, produto/serviço de qualidade, estratégias bem elaboradas e planejamento. 

Leia também: Conheça as Ferramentas de Marketing Automation mais famosas do mercado

Porque fidelizar clientes é importante?

Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso! Saiba agora!

Especialistas afirmam que os custos para alcançar novos clientes são muito maiores que o investimento que se tem para manter os clientes já existente. 

Quando a sua empresa consegue atrair e cativar o cliente, ele passa a enxergar valor no seu negócio e as chances de recompra aumentam, pois ele já comprovou a qualidade do serviço e adquiriu confiança no atendimento.

Além disso, um cliente fiel terá satisfação em recomendar os seus serviços para outras pessoas, atraindo novos contatos para a sua carteira e assim podendo proporcionar um aumento nas vendas. 

Outro ponto importante é que, ao fidelizar o cliente, as chances de construir uma relação mais próxima com ele são maiores. Essa relação te permite entender melhor quais as necessidades dele e ter feedbacks sinceros que poderão proporcionar oportunidade de melhorias. 

Agora que você entendeu a importância de fidelizar clientes, saiba quais são as estratégias de fidelização mais utilizadas pelas empresas de sucesso. 

Estratégias de Fidelização de clientes para você aplicar em seu negócio 

1 - Valorizar os feedbacks 

Mais importante do que estar aberto aos feedbacks dos seus clientes, é desenvolver ações que solucionem os problemas apresentados e criar estratégias que contribuem para melhorar o atendimento. 

Valorizar as sugestões de seus clientes, faz com que eles se sintam especiais de certa forma e fortalece o relacionamento que existe entre vocês. Além disso, é uma ótima forma de mostrar o quanto a sua empresa é comprometida. 

2 - Oferecer um suporte de excelência 

Quando recebemos uma reclamação do cliente, é essencial ter um suporte de qualidade que seja eficiente no atendimento e consiga solucionar o problema com rapidez. 

Portanto, é fundamental que a equipe esteja preparada para qualquer tipo de situação. Muitos clientes ficam insatisfeitos pela falta de agilidade suporte prestados pelas empresas. Além disso, é muito importante disponibilizar canais de autoatendimento para facilitar a comunicação do cliente com a empresa. 

O Zoho é uma plataforma que dispõem de ótimas ferramentas voltadas para todas as áreas da empresa, incluindo suporte técnico. Lá você encontra soluções perfeitas para melhorar o suporte ao cliente, colocando o atendimento no centro das atenções da sua empresa. 

Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso! Saiba agora!
Não deixe de ler: Entenda tudo sobre Zoho CRM, o CRM MultiCanais

3 - Surpreender o cliente sempre

Surpreender o cliente é uma estratégia que deve aplicada desde o primeiro contato até o pós-venda.

Afinal, a comunicação com o cliente passa por várias etapas e em todas delas podemos encontrar formas de surpreendê-lo e fazer com que ele tenha prazer em utilizar os nossos serviços. 

Você surpreende o cliente quando:

  • Presta um atendimento excelente e transmite credibilidade. 
  • Faz com que seus clientes se sintam seguros em relação a seriedade do seu serviço ou produto. 
  • Oferece um suporte que prioriza as necessidades do cliente e solucionar os problemas com rapidez e eficiência. 
  • Mantém um contato ativo que fortalece o relacionamento entre vocês.
  • Realiza entregas antes do prazo previsto. 
  • Valoriza a opinião do cliente e busca formas de melhorar o seu atendimento. 
  • Envia brindes e mensagens fazendo com que ele se sinta especial e importante para a sua empresa

Esses são apenas alguns exemplos que podem fazer toda a diferença e superar as expectativas dos seus clientes.

4 - Desenvolver campanhas e programas de fidelidade

Uma das maneiras de motivar e fidelizar o cliente é criando campanhas e programas de fidelidade, que podem ser desenvolvidos para oferecer descontos especiais por meio do acúmulo de pontos. 

É uma estratégia baseada no número de pontos que cliente faz conforme realiza suas compras. Existe um registro que armazena essa pontuação e no futuro o cliente poderá utilizar o total acumulado em troca de benefícios. A empresa escolhe qual será a premiação, podendo ser produtos, descontos, brindes e etc. 

Essas dicas foram úteis para você? 

Leia também: Conheça o Zoho Desk para gestão de chamados e atendimento

Continue acompanhando o blog e receba mais conteúdos exclusivos!

Até breve!

Entre em Contato

Gostou de algum conteúdo e precisa de ajuda? Sinta-se a vontade para entrar em contato e receber aconselhamento necessário.