Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso!
Manter os clientes existentes é tão importante quanto atrair novos consumidores. A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar operando no mercado.
Muitas empresas que são referências no mercado conquistaram o sucesso graças a fidelidade e lealdade de seus clientes.
Quando a empresa se preocupa em fidelizar e conquistar clientes, ela garante não só a compra, como a recompra e recomendação dos seus serviços para futuros compradores. Tudo isso por meio de um bom atendimento, produto/serviço de qualidade, estratégias bem elaboradas e planejamento.
Leia também: Conheça as Ferramentas de Marketing Automation mais famosas do mercado
Porque fidelizar clientes é importante?

Especialistas afirmam que os custos para alcançar novos clientes são muito maiores que o investimento que se tem para manter os clientes já existente.
Quando a sua empresa consegue atrair e cativar o cliente, ele passa a enxergar valor no seu negócio e as chances de recompra aumentam, pois ele já comprovou a qualidade do serviço e adquiriu confiança no atendimento.
Além disso, um cliente fiel terá satisfação em recomendar os seus serviços para outras pessoas, atraindo novos contatos para a sua carteira e assim podendo proporcionar um aumento nas vendas.
Outro ponto importante é que, ao fidelizar o cliente, as chances de construir uma relação mais próxima com ele são maiores. Essa relação te permite entender melhor quais as necessidades dele e ter feedbacks sinceros que poderão proporcionar oportunidade de melhorias.
Agora que você entendeu a importância de fidelizar clientes, saiba quais são as estratégias de fidelização mais utilizadas pelas empresas de sucesso.
Estratégias de Fidelização de clientes para você aplicar em seu negócio
1 - Valorizar os feedbacks
Mais importante do que estar aberto aos feedbacks dos seus clientes, é desenvolver ações que solucionem os problemas apresentados e criar estratégias que contribuem para melhorar o atendimento.
Valorizar as sugestões de seus clientes, faz com que eles se sintam especiais de certa forma e fortalece o relacionamento que existe entre vocês. Além disso, é uma ótima forma de mostrar o quanto a sua empresa é comprometida.
2 - Oferecer um suporte de excelência
Quando recebemos uma reclamação do cliente, é essencial ter um suporte de qualidade que seja eficiente no atendimento e consiga solucionar o problema com rapidez.
Portanto, é fundamental que a equipe esteja preparada para qualquer tipo de situação. Muitos clientes ficam insatisfeitos pela falta de agilidade suporte prestados pelas empresas. Além disso, é muito importante disponibilizar canais de autoatendimento para facilitar a comunicação do cliente com a empresa.
O Zoho é uma plataforma que dispõem de ótimas ferramentas voltadas para todas as áreas da empresa, incluindo suporte técnico. Lá você encontra soluções perfeitas para melhorar o suporte ao cliente, colocando o atendimento no centro das atenções da sua empresa.

Não deixe de ler: Entenda tudo sobre Zoho CRM, o CRM MultiCanais
3 - Surpreender o cliente sempre
Surpreender o cliente é uma estratégia que deve aplicada desde o primeiro contato até o pós-venda.
Afinal, a comunicação com o cliente passa por várias etapas e em todas delas podemos encontrar formas de surpreendê-lo e fazer com que ele tenha prazer em utilizar os nossos serviços.
Você surpreende o cliente quando:
- Presta um atendimento excelente e transmite credibilidade.
- Faz com que seus clientes se sintam seguros em relação a seriedade do seu serviço ou produto.
- Oferece um suporte que prioriza as necessidades do cliente e solucionar os problemas com rapidez e eficiência.
- Mantém um contato ativo que fortalece o relacionamento entre vocês.
- Realiza entregas antes do prazo previsto.
- Valoriza a opinião do cliente e busca formas de melhorar o seu atendimento.
- Envia brindes e mensagens fazendo com que ele se sinta especial e importante para a sua empresa.
Esses são apenas alguns exemplos que podem fazer toda a diferença e superar as expectativas dos seus clientes.
4 - Desenvolver campanhas e programas de fidelidade
Uma das maneiras de motivar e fidelizar o cliente é criando campanhas e programas de fidelidade, que podem ser desenvolvidos para oferecer descontos especiais por meio do acúmulo de pontos.
É uma estratégia baseada no número de pontos que cliente faz conforme realiza suas compras. Existe um registro que armazena essa pontuação e no futuro o cliente poderá utilizar o total acumulado em troca de benefícios. A empresa escolhe qual será a premiação, podendo ser produtos, descontos, brindes e etc.
Essas dicas foram úteis para você?
Leia também: Conheça o Zoho Desk para gestão de chamados e atendimento
Continue acompanhando o blog e receba mais conteúdos exclusivos!
Até breve!