Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso!

Manter os clientes existentes é tão importante quanto atrair novos consumidores. A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar operando no mercado. 


Muitas empresas que são referências no mercado conquistaram o sucesso graças a fidelidade e lealdade de seus clientes. 


Quando a empresa se preocupa em fidelizar e conquistar clientes, ela garante não só a compra, como a recompra e recomendação dos seus serviços para futuros compradores. Tudo isso por meio de um bom atendimento, produto/serviço de qualidade, estratégias bem elaboradas e planejamento. 

Leia também: Conheça as Ferramentas de Marketing Automation mais famosas do mercado

Porque fidelizar clientes é importante?

Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso! Saiba agora!

Especialistas afirmam que os custos para alcançar novos clientes são muito maiores que o investimento que se tem para manter os clientes já existente. 


Quando a sua empresa consegue atrair e cativar o cliente, ele passa a enxergar valor no seu negócio e as chances de recompra aumentam, pois ele já comprovou a qualidade do serviço e adquiriu confiança no atendimento.

Além disso, um cliente fiel terá satisfação em recomendar os seus serviços para outras pessoas, atraindo novos contatos para a sua carteira e assim podendo proporcionar um aumento nas vendas. 


Outro ponto importante é que, ao fidelizar o cliente, as chances de construir uma relação mais próxima com ele são maiores. Essa relação te permite entender melhor quais as necessidades dele e ter feedbacks sinceros que poderão proporcionar oportunidade de melhorias. 


Agora que você entendeu a importância de fidelizar clientes, saiba quais são as estratégias de fidelização mais utilizadas pelas empresas de sucesso. 

Estratégias de Fidelização de clientes para você aplicar em seu negócio 

1 - Valorizar os feedbacks 

Mais importante do que estar aberto aos feedbacks dos seus clientes, é desenvolver ações que solucionem os problemas apresentados e criar estratégias que contribuem para melhorar o atendimento. 

 

Valorizar as sugestões de seus clientes, faz com que eles se sintam especiais de certa forma e fortalece o relacionamento que existe entre vocês. Além disso, é uma ótima forma de mostrar o quanto a sua empresa é comprometida. 

2 - Oferecer um suporte de excelência 

Quando recebemos uma reclamação do cliente, é essencial ter um suporte de qualidade que seja eficiente no atendimento e consiga solucionar o problema com rapidez. 


Portanto, é fundamental que a equipe esteja preparada para qualquer tipo de situação. Muitos clientes ficam insatisfeitos pela falta de agilidade suporte prestados pelas empresas. Além disso, é muito importante disponibilizar canais de autoatendimento para facilitar a comunicação do cliente com a empresa. 


O Zoho é uma plataforma que dispõem de ótimas ferramentas voltadas para todas as áreas da empresa, incluindo suporte técnico. Lá você encontra soluções perfeitas para melhorar o suporte ao cliente, colocando o atendimento no centro das atenções da sua empresa. 

Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso! Saiba agora!
Não deixe de ler: Entenda tudo sobre Zoho CRM, o CRM MultiCanais

3 - Surpreender o cliente sempre

Surpreender o cliente é uma estratégia que deve aplicada desde o primeiro contato até o pós-venda.

Afinal, a comunicação com o cliente passa por várias etapas e em todas delas podemos encontrar formas de surpreendê-lo e fazer com que ele tenha prazer em utilizar os nossos serviços. 

Você surpreende o cliente quando:


  • Presta um atendimento excelente e transmite credibilidade. 
  • Faz com que seus clientes se sintam seguros em relação a seriedade do seu serviço ou produto. 
  • Oferece um suporte que prioriza as necessidades do cliente e solucionar os problemas com rapidez e eficiência. 
  • Mantém um contato ativo que fortalece o relacionamento entre vocês.
  • Realiza entregas antes do prazo previsto. 
  • Valoriza a opinião do cliente e busca formas de melhorar o seu atendimento. 
  • Envia brindes e mensagens fazendo com que ele se sinta especial e importante para a sua empresa


Esses são apenas alguns exemplos que podem fazer toda a diferença e superar as expectativas dos seus clientes.

4 - Desenvolver campanhas e programas de fidelidade

Uma das maneiras de motivar e fidelizar o cliente é criando campanhas e programas de fidelidade, que podem ser desenvolvidos para oferecer descontos especiais por meio do acúmulo de pontos. 


É uma estratégia baseada no número de pontos que cliente faz conforme realiza suas compras. Existe um registro que armazena essa pontuação e no futuro o cliente poderá utilizar o total acumulado em troca de benefícios. A empresa escolhe qual será a premiação, podendo ser produtos, descontos, brindes e etc. 


Essas dicas foram úteis para você? 


Leia também: Conheça o Zoho Desk para gestão de chamados e atendimento

Continue acompanhando o blog e receba mais conteúdos exclusivos!


Até breve!

Separei as estratégias de fidelização de clientes mais utilizadas por empresas de sucesso!

Leia outras publicações