Software de gestão empresarial para pequenas empresas

O software de gestão empresarial tem uma função essencial nas organizações modernas. Todo o painel de controle que concentra todos os dados, documentos e processos do negócio se dá por conta da implantação de um software.

Com ele, temos a possibilidade de integrar todas as áreas da empresa, automatizar tarefas e acelerar as rotinas diárias, conseguindo obter muito mais eficiência. 

Desde o início da tecnologia no mundo industriais até as soluções em nuvem da era digital, percorremos um longo caminho de evolução, e a cada dia se faz mais necessário acompanhar esse ritmo.

Por esse motivo, neste artigo trataremos da importância e alguns motivos para você aderir ao software de gestão empresarial. Se você ainda não usa ou quer atualizar seu software, este definitivamente é o artigo certo.

Leia também: Como organizar à gestão de conhecimento.

Motivos para ter um software de gestão empresarial

Como qualquer outra pessoa, você chegou até aqui querendo saber mais sobre software de gestão empresarial e como isso pode impactar positivamente nos seus resultados. 

software de gesta empresarial para pequenas empresas - marcos custodio


Por isso listamos alguns motivos essenciais para que você entenda que esse de fato não é um investimento perdido, mas sim uma ferramenta que vai mudar para melhor os processos no seu negócio.

Confira!

1. Centralizar todos os dados da empresa

Toda empresa possui uma grande quantidade de dados que é só aumenta com o passar dos dias, desde a microempresa até as grandes corporações.

São informações de vendas, produtos, clientes e processos que se espalham por arquivos e planilhas e acabam sendo subutilizados, ou simplesmente perdidos, pela falta de integrações.

Com o ERP, é possível centralizar todos esses dados em um único lugar, que alimenta todo o sistema e permite a integração total entre as diferentes áreas.

2. Dividir as funções em módulos

Ao mesmo tempo em que o sistema de gestão centraliza todas as informações da empresa, ele também se divide em funções essenciais e respectivas áreas em módulos.

Dessa forma, você consegue acessar tarefas e dados do RH, financeiro, produção, estoque e vendas no mesmo ambiente digital, mas em menus e ferramentas separadas que organizam as tarefas de cada departamento.

O melhor de tudo é que, todos esses módulos se conversam na plataforma, facilitando a troca de informações e documentos entre as áreas. 

Leia também: Entenda tudo sobre Zoho CRM, o CRM MultiCanais.

3. Automatizar tarefas

Outro grande benefício do software de gestão empresarial, sem dúvidas, é a automatização de tarefas.

Isso porque todo aquele trabalho repetitivo e tedioso como preencher formulários, assim como, enviar documentos, administrar a folha de pagamento, emitir notas fiscais e boletos, fica sob responsabilidade do ERP.

Por conta dessa comodidade, os colaboradores ficam livres para assumir tarefas mais estratégicas e os processos básicos da empresa passam a operar no piloto automático, garantindo um fluxo de trabalho muito mais ágil e eficiente.

4. Controlar o processo de vendas

O software de gestão empresarial também possibilita que você acompanhe o processo de vendas desde o pedido até a emissão da nota fiscal no financeiro e entrega do produto ou prestação do serviço.

O sistema automatizado, te permite verificar quais produtos tem mais saída, fazer previsões de demanda e mensurar o desempenho da equipe de vendas, por exemplo. 

Ao utilizar ferramentas específicas integradas ao software, você ainda consegue gerenciar as taxas e descontos, histórico de pedidos dos clientes, envio de propostas e orçamentos, contratos e vendas recorrentes, entre outras funcionalidades.

5. Controlar o estoque

O controle de estoque é uma das atividades essenciais em uma corporação, pois garante o equilíbrio entre as compras e vendas da empresa e o giro adequado dos produtos.

Sendo assim, o software de gestão empresarial conta com um módulo dedicado à gestão do estoque, o que inclui funções como inventário online, lançamento automático de compras, baixa automática de produtos vendidos, abastecimento de itens, etc.

Também existe a possibilidade de programar alertas automáticos que sinalizam quando um produto precisa ser reabastecido, evitando a paralisação de itens.

São inúmeras vantagens para melhorar o giro do estoque e aumentar a eficiência do negócio, eliminando perdas e desperdícios. 

Leia também: Conheça o pacote completo de Soluções Zoho One.

6. Gerir o relacionamento com o cliente

Os tipos de software de gestão mais conhecidos são ERP e CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Hoje já é possível encontrar opções no mercado que integram o CRM ao ERP, incluindo funcionalidades que automatizam o contato e a gestão dos clientes, como a plataforma ZOHO.

Assim, você pode usar o mesmo sistema para armazenar os dados e histórico dos clientes, acompanhar o funil de vendas, gerar relatórios de pedidos, realizar cobranças, enviar documentos e automatizar o envio de e-mails, por exemplo. 

7. Gerenciar as finanças

Na pesquisa do Portal ERP, o setor financeiro foi apontado como a segunda área mais beneficiada pelo software de gestão na empresa, perdendo apenas para administração. 

E esses dados não são por acaso, pois a tecnologia é uma grande aliada das rotinas contábeis, fiscais e financeiras da organização.

Com um bom software, é possível monitorar o fluxo de caixa, controlar as contas a pagar e a receber, fazer conciliação bancária, emitir notas fiscais e muito mais.

Já percebeu o quanto é importante ter um software de gestão empresarial, não é mesmo? Saiba que tudo isso é extremamente possível utilizando a plataforma certa. 

Com o software Zoho, por exemplo, você consegue gerenciar as contas do clientes e também permite que essas contas sejam monitoradas a partir de uma base de dados compartilhada.

Além de visualizar os produtos, contas, status e rastrear o histórico de compras de cada cliente, realizar vendas cruzadas e gerenciar novas oportunidades. Essa pode ser sua grande chance de automatizar o seu negócio.


Software de gestão empresarial para pequenas empresas

Leia outras publicações