Zoho CRM ou Salesforce: qual a melhor solução para seu negócio?

Que o CRM é uma ferramenta indispensável para ter controle dos negócios e relacionamento com os clientes, você já sabe. Mas hoje, vamos diferenciar duas soluções de CRM mundialmente conhecidas, o Zoho CRM e o CRM Salesforce.

Essas duas soluções têm em comum o fato de trabalharem com soluções para seus públicos, nesse aspecto, ambas impulsionam Gerenciamento de relacionamento com cliente, o tão conhecido CRM. Mas possuem diferenças entre si, que vamos detalhar mais a diante.

Zoho CRM ou Salesforce CRM, qual solução é melhor?

CRM faz referência a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias que focam no cliente.

Esta prática é utilizada por pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, e cabe muito tempo à negócios que buscam por praticidade e eficiência, pois é utilizada para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

Nesse sentido, vamos às diferenças das soluções Zoho CRM e Salesforce! Você vai conhecer todos os detalhes dessas duas soluções e avaliar qual a melhor para seu negócio.

Conheça o pacote Completo de Soluções Zoho One

Zoho CRM

Zoho CRM é um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management ), sua funcionalidade central é gerir as suas relações com os clientes de maneira eficiente.

O Zoho CRM ajuda a dinamizar as suas vendas de toda a empresa ou organização, marketing, suporte ao cliente e funções de gerenciamento de produtos em um único sistema. Podendo ser tanto uma necessidade de comunicação multicanal, produtividade de vendas, base de conhecimento para o CRM, personalização do produto, ou a integração de terceiros, fato é que Zoho CRM oferece uma série de recursos para suportar as necessidades das pequenas e grandes empresas.

Começar com Zoho CRM é super fácil, afinal, possui layout intuitivo. Basta configurar a sua conta inserindo dados pessoais, assim como detalhes de seu negócio. Personalize o software de acordo com suas necessidades. Com certeza é uma das plataformas mais intuitivas e práticas que pude experimentar, e de longe sai à frente do Salesforce.

Edições Zoho CRM

Você pode escolher qualquer uma das edições de conta Zoho CRM, de acordo com sua necessidade e objetivos. Sendo elas:

  • Free Edition
  • Edição Padrão
  • Professional Edition
  • Enterprise Edition

Todas as edições possuem especificidades próprias, cada edição possui um pacote que contém um conjunto de características. As edições são baseadas em requisitos de negócios diferenciados. Existe um limite nos registrados que podem ser adicionados em edições gratuitas e Standard. Eles incluem registros nos leads, contas, contactos, potenciais e módulos de atividades.

Importante: nas edições Professional e Enterprise, você pode adicionar registros ilimitados.

No Zoho CRM (CRM MultiCanais) também há uma versão de teste de 15 dias para as edições Professional, Standard e Enterprise. Ao se inscrever para a edição gratuita, você pode avaliar estas edições antes de comprá-los, é uma ótima chance para você testar o que está disponível. Aqui está uma excelente vantagem, você pode testar gratuitamente esta solução.

Leads

Leads tratam-se dos contatos não qualificados ou oportunidades de vendas em seu negócio. Detalhadamente, são informações recolhidas sobre indivíduos ou representantes de organizações a partir de feiras de negócios, seminários, anúncios e outras campanhas de marketing.

A liderança passa pelo processo de acompanhamento por representantes de vendas e quando trata-se de um lead qualificado, eles são convertidos em uma conta, contato e potencial (de oportunidade) no Zoho CRM. Este canal é importante para maximizar seu tempo.

Contas

O canal Contas são empresas ou departamentos dentro de uma empresa com a qual você possui negócios. Em Zoho CRM, contatos individuais ou múltiplos podem ser associado a uma conta.

Se tratando de um cenário B2B (um negócio de venda de produtos ou de serviços a outra empresa) atua de modo a desempenhar um papel importante em manter o controle das informações importantes da empresa.

Contatos

Os contatos tratam-se de pessoas em uma organização com a qual sua empresa possui comunicações de negócios em busca de oportunidades do meio business

Parte desses contatos podem pertencer a diferentes departamentos de uma empresa ou inúmeros contatos de uma mesma empresa. Os contatos de CRM são tipicamente convertido a partir de leads qualificados, sendo importado de uma lista existente ou adicionados à interesse de modo individual com base na relação comercial com a empresa associada.

Potenciais

zoho CRM ou Salesforce

Potenciais são os negócios com organizações (B2B) ou com as pessoas (B2C), ou seja, que geram receita real para sua organização. Os Potenciais evoluem a partir de diferentes fases de vendas, como Prospecção, Qualificação, Análise das Necessidades, Proposta de Valor, entre outros. Antes que seja realmente um negócio, perdido ou ganho. São Leads que representam potencial de venda, que podem reverter realmente em oportunidades.

Previsões

Previsões são os insights factuais necessárias para a tomada de decisões de negócios inteligentes e que antecipam as vendas futuras. Eles fornecem uma visão personalizada do seu negócio em tempo real para o acompanhamento e aperfeiçoamento do processo de vendas da organização de seu negócio.

Campanhas

Campanhas no Zoho CRM são responsáveis por fornecerem uma plataforma para organizar e registrar o custo total para campanhas de marketing. Colabora na marcação das várias fases, importação de contatos direcionados, associando todas as tarefas, eventos e chamadas relacionadas com a campanha. Dá também uma visão detalhada de todas as campanhas de marketing em relação a um cliente individual.

Soluções

Soluções são os recursos dentro da organização Zoho CRM, que permitem resolver problemas repetitivos enfrentados pelos clientes.

Importante: Não pode haver soluções de produtos-wise e artigos da base de conhecimento que fornecem resoluções de casos no menor tempo possível com menos esforço.

Livros de preços

Livros de preços trata-se do canal que faz referência ao preço acordado para a venda de um produto a um cliente. Com base nos termos acordados, os preços podem variar até mesmo para clientes diferentes. O preço unitário, que é o preço fixado pelo fabricante para o produto, e o preço de lista, que é o preço dos vendedores, pode ser citado nos Livros de preços. Outro ponto interessante é que os intervalos de desconto podem ser definidos.

Fornecedores

Acho importante ressaltar que vendedores são as empresas, indivíduos ou contratantes de quem sua organização adquire produtos e serviços. Os detalhes do fornecedor armazenados no Zoho CRM podem fornecer uma melhor visibilidade sobre os vendedores ou fornecedores para futuras aquisições de produtos.

Cotações

As Citações tratam-se acordos legais entre clientes e fornecedores para entregar o produto solicitado dentro do tempo especificado pelo preço acordado. Uma Citação pode ser convertida em uma Ordem de Venda ou Fatura com apenas um clique.

Ordens de venda

Ordens de venda são a confirmação de vendas que é gerado depois que o cliente envia uma ordem de compra com base em suas cotações. Uma citação pode ser convertida em uma ordem de cliente com um único clique.

Ordens de compra

Ordens de compra são por lei obrigados. Tratam-se de documentos fim-de colocação para a aquisição de produtos ou serviços de fornecedores. Cada produto pode ter um diferente nível de reabastecimento para desencadear a criação de um novo pedido.

Faturas

As Faturas tratam-se de emissões pelo fornecedor para os clientes, juntamente com os produtos ou serviços com a finalidade de Citação Payments. A receber pode ser convertido em uma Ordem de Venda ou Fatura com um único clique.

Módulo

Em Zoho CRM, os dados são divididos em grupos ou divisões com base na similaridade. Cada divisão que tem dados semelhantes carrega o nome de “Módulo”. Por exemplo: Leads, Contatos, Potenciais, Cotações, entre outros. Módulos são de dois tipos principais – Módulos Padrão e Módulos Personalizados.

Registro

“Record” é o nome genérico dado a qualquer entrada feita em um módulo. Por exemplo, se há dez ligações no módulo de Leads, cada ligação é um registro. Se houver 10 contatos no módulo de contatos, cada contato é um registro e assim por diante.

Salesforce CRM

O Salesforce permite que sua empresa possa administrar um cliente potencial desde o primeiro contato até todo seu futuro relacionamento com a empresa. Você pode classificar o contato com base em critérios personalizados, programar reuniões e enviar e-mails sem sair da plataforma.

Além disso, consegue também organizar todo material, como apresentações, documentos e outros para acesso de toda equipe de venda.

Campanhas de marketing

Nesta funcionalidade você pode gerenciar todas as campanhas de marketing de sua empresa e saber qual o retorno de cada uma delas. O Sales force permite tanto a gestão quanto a você mensurar suas campanhas.

Pipeline de vendas

Um time de vendas  possui grandes dificuldades em acompanhar o pipeline. Nesta opção você pode avaliar o quão rápido seu departamento está concluindo vendas.

Relatórios

Salesforce conta com relatórios, do mais simples ao mais complexo, para você entender e controlar melhor sua empresa. Esses relatórios permitem uma visão completa de seu negócio e podem ser configurados exatamente conforme as suas necessidades.

Call center e atendimento

O Salesforce permite que você acompanhe interações com cliente e fazer o pós-venda da sua empresa. Registre todas as interações de contato com o cliente, saiba o que seu time conversou recentemente ou no passado com cada um dos clientes e aprimore o atendimento.

Leads

Você pode acompanhar o desempenho das conversões em leads de maneira rápida e simples. Converter, integrar os leads com estratégias de SEO ou campanhas de Google AdWords, para mensurar as mídias que trazem os leads mais qualificados.

Contas e contatos

Apenas em uma página é possível gerenciar todos os contatos de sua empresa, segmentando em clientes, potenciais clientes, parceiros, entre outros. A partir da licença Professional, os usuários podem ter contas e contatos privados, fundamental para seu negócio.

Conclusão: Zoho CRM ou Salesforce, qual escolher?

zoho CRM ou Salesforce

Infelizmente, pudemos identificar que as configurações do Salesforce podem ser difíceis e demoradas. Além disso, a interface é confusa e pode ser difícil de navegar e há necessidade de comprar complementos para aproveitar ao máximo o software.

O importante é centralizar suas necessidades em uma solução CRM que possa:
  • Colher informações: local em que é possível inserir informações do seu cliente, como dados pessoais, preferências entre outras. No decorrer do processo de vendas, é possível extrair os dados comerciais.
  • Integrar: se você optar, todas as informações obtidas ficarão armazenadas na nuvem. O sistema praticamente funciona como um banco de dados.
  • Diminuir os erros: com um sistema de CRM, é muito difícil que você tenha problemas com panes ou erros, que geralmente acontecem com softwares.
  • Automação dos setores de Vendas (comercial) e Marketing: ao optar pela automação e integração dos times de seu negócio, certamente irá desdobrar em maior eficiência nas ações e abordagens, além disso, facilita o acompanhamento do ciclo do cliente, você irá reduzir custos, aumentar a produtividade e compreender melhor os leads.  

E Zoho CRM e suas inovações cumprem bem esse papel.

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