Automação de marketing para e-commerce

Automação de marketing para e-commerce
Automação de marketing para e-commerce

Saiba como a automação de marketing para e-commerce traz benefícios ao seu negócio. Conheça estratégias e soluções disponíveis. Leia este guia completo!

A automação tornou-se uma ferramenta indispensável para empresas que desejam se destacar no competitivo mercado do comércio eletrônico. Desde a personalização de campanhas até a recuperação de carrinhos abandonados, ela está presente e, sobretudo hoje, ela é conhecida por melhorar a experiência do cliente.

Neste guia, você vai conhecer as melhores ferramentas para fortalecer sua estratégia de automação de marketing. Veja como implementá-la corretamente! 

Como funciona a automação de marketing para e-commerce na prática?

Vamos supor que você é proprietário de uma loja de roupas masculinas online. Seu negócio está crescendo, o que é ótimo, mas junto com esse crescimento vêm desafios, como a gestão do suporte ao cliente, o acompanhamento de pedidos, o gerenciamento de produtos e estoques. 

Todas essas tarefas podem facilmente se tornar uma montanha de trabalho. Exceto para você, que já está por dentro da importância da automação de marketing para e-commerce. Entenda como essa automação para e-commerce funciona no dia-a-dia.

A automação de marketing para e-commerce segue um fluxo de trabalho simples, composto por três etapas: gatilho, condição e ação. Por exemplo, vamos imaginar agora que você queira oferecer descontos com base nos gastos do cliente em sua loja:

  • Clientes Platinum: mais de R$ 5.000 em compras ganham 70% de desconto.
  • Clientes Gold: mais de R$ 3.000 em compras ganham 50% de desconto.
  • Clientes Silver: mais de $ 1.000 em compras ganham 30% de desconto.

Agora, imagine que um cliente faz um pedido. Esse pedido aciona o gatilho. A condição verifica se o gasto do cliente atende aos critérios para um determinado nível de desconto. Se sim, a ação é tomada - o cliente é automaticamente segmentado no grupo correspondente e recebe o desconto adequado. Todo esse processo acontece sem que você precise levantar um dedo.

Mas o que exatamente você deve automatizar em seu e-commerce? É importante identificar tarefas que são repetitivas, consomem tempo e propensas a erros. Se três ou mais pessoas estão envolvidas em um processo, é um forte indicador de que a automação pode ser benéfica. 

Dessa maneira, processos que envolvem múltiplas plataformas ou são acionados por ações com propósitos definidos são candidatos ideais para automação.

Benefícios da automação de marketing para e-commerce

Em primeiro lugar, a automação de marketing poupa tempo. Ao colocar tarefas demoradas de e-commerce em piloto automático, como publicação de conteúdo, segmentação de clientes e notificações de equipe, você libera tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas e criativas.

Além disso, a automação melhora a eficácia das vendas e do marketing. Com a capacidade de personalizar a experiência do cliente, responder de forma oportuna e lançar campanhas proativas, você pode aumentar a geração de leads e o retorno sobre o investimento em marketing.

Outro benefício importante é a redução de erros. Quando uma empresa escolhe a automação, ela garante a precisão e consistência dos processos, e assim também consegue minimizar o risco de erros humanos que podem prejudicar os resultados.

Uma das melhores consequências dessa aplicação no e-commerce é a satisfação do cliente. Muitos negócios criam planejamentos para investir no sucesso dessa experiência, no entanto, ao oferecer respostas rápidas, você aumenta a satisfação e a fidelização sem muito esforço. Hoje, são metas essenciais para o sucesso a longo prazo de seu negócio.

Aliás, você pode estar se perguntando: como isso se aplica na prática? Vamos destacar alguns exemplos de automação de comércio eletrônico.

Fluxos de trabalho automatizados podem simplificar tarefas administrativas e de operação, como gerenciamento de estoque e pedidos, enquanto notificações por e-mail mantêm os clientes informados sobre o status das entregas.

A detecção automática de fraudes é essencial para proteger seu negócio contra atividades fraudulentas, enquanto integrações de automação de marketing permitem campanhas personalizadas e segmentadas.

E quem se beneficia com tudo isso? Gerentes de operações, equipes de atendimento ao cliente, marketing, design e desenvolvimento web - todos encontram valor na automação de marketing para e-commerce, seja ao melhorar a eficiência diária, a partir do suporte personalizado ao cliente ou na simplificação de tarefas técnicas.

Portanto, automatizar processos permite que você economize tempo e recursos. Então, porque não começar a viver essa experiência hoje mesmo? Suas operações de e-commerce e seus clientes agradecerão.

4 exemplos de automação de marketing para e-commerce

Se você é um empreendedor ou gestor de um e-commerce, certamente já está ciente da importância do marketing para aumentar vendas e promover a expansão do seu negócio. 

No entanto, lidar com todas as tarefas manuais e repetitivas pode ser um desafio, consumida pelo tempo e recursos preciosos que poderiam ser direcionados para atividades mais produtivas. É aqui que a automação de marketing para e-commerce entra em cena, devido a simplificação dos processos.

Confira os principais exemplos de como a automação pode ser aplicada na sua loja online:

  1. Campanhas de e-mail marketing personalizadas

Imagine que você deseja enviar e-mails personalizados para seus clientes com base em seus interesses e histórico de compras. Com a automação de marketing, você pode configurar fluxos de trabalho que segmentam sua lista de e-mails de acordo com o comportamento do cliente, enviando mensagens relevantes e oportunas que aumentam as taxas de engajamento e conversão.

  1. Recuperação de carrinhos abandonados

O abandono de carrinhos é um dos maiores pesadelos de proprietários de e-commerces. Felizmente, com a automação de marketing, você pode configurar sequências de e-mails automatizadas que são acionadas quando um consumidor abandona o carrinho. Esses e-mails podem ser projetados para incentivar os clientes a retornar ao seu site e concluir a compra, com isso, você pode aumentar a taxa de conversão.

  1. Nutrição de leads

Capturar leads é apenas o primeiro passo. Para transformá-los em clientes pagantes, é essencial nutri-los com conteúdo relevante e personalizado ao longo de sua jornada de compra. Com a automação de marketing, você pode criar fluxos de nutrição que entregam automaticamente conteúdo educacional, ofertas especiais e chamadas para ação, mantendo seus clientes potenciais engajados e avançando pelo funil de vendas.

  1. Segmentação de clientes

Cada cliente é único, e suas necessidades e preferências podem variar amplamente. Com a automação de marketing, você pode segmentar sua base de clientes com base em uma variedade de critérios, como comportamento de compra, histórico de navegação e preferências de produto. Assim, você pode entregar mensagens altamente segmentadas e personalizadas que ressoam com cada segmento de seu público-alvo.

Como implementar soluções de automação de marketing para e-commerce?

Para te ajudar na etapa de implementação, veja como começar. Aqui estão 8 passos para você seguir e alcançar o sucesso desejado: 

  1. Escolha uma plataforma de automação de marketing: como mencionado anteriormente, escolher a plataforma certa é fundamental. Avalie suas necessidades e recursos disponíveis nas soluções Zoho
  1. Faça uso da análise RFM: a análise RFM é uma técnica poderosa para segmentação de clientes. Use-a para identificar padrões de comportamento e segmentar seu público-alvo com precisão.
  1. Monitore o comportamento do lead no site: acompanhe o comportamento de seus leads em seu site para obter insights valiosos sobre seus interesses e necessidades.
  1. Faça segmentação de leads: segmentar sua base de leads com base em características e ações específicas pode ajudá-lo a enviar mensagens mais relevantes e personalizadas.
  1. Pense em como nutrir seus leads: Use fluxos de automação para nutrir seus leads ao longo de sua trajetória de compra, a partir de conteúdo relevante e personalizado em cada etapa do processo.
  1. Envie campanhas de e-mail marketing: o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta para engajar seus clientes. Use-o para promover suas ofertas, incentivar compras e manter seus clientes informados.
  1. Integre sua ferramenta de automação a um CRM: integrar sua plataforma de automação de marketing a um CRM pode ajudá-lo a alinhar suas estratégias de marketing e vendas e fornecer uma experiência mais coesa para seus clientes.
  1. Monitore as métricas da automação: acompanhe o desempenho de suas campanhas de automação de marketing e faça ajustes conforme necessário para garantir que você esteja atingindo seus objetivos.

Com esses passos em mente, você estará bem encaminhado para implementar uma estratégia de marketing para e-commerce bem-sucedida. Esperamos que este texto tenha sido útil, veja a seguir as soluções da Zoho úteis para essa implementação!

Conheça o Zoho Marketing Automation e o CRM

Chegamos até aqui, então você está por dentro sobre como a automação de marketing pode ser aplicada ao seu e-commerce. Então, vamos falar sobre algumas ferramentas que podem ajudá-lo a implementar essas estratégias com sucesso.

Uma plataforma que merece a sua atenção nesse aspecto é o Zoho Marketing Automation. Afinal, oferece recursos projetados para ajudá-lo a automatizar seus processos de marketing e nutrir o crescimento de seu e-commerce.

Com o Zoho Marketing Automation, você pode criar campanhas personalizadas para seus clientes, segmentar sua base de dados com base em uma variedade de critérios e acompanhar o desempenho de suas campanhas com relatórios detalhados e análises avançadas.

Além disso, ele é altamente integrado ao Zoho CRM, portanto, você pode alinhar suas estratégias de marketing e vendas e fornecer uma experiência perfeita ao seu público-alvo, em todas as fases do ciclo de vida do cliente.

A integração entre essas soluções possibilita a sincronização de dados entre diferentes sistemas, ou seja, você pode centralizar todas as informações relevantes do seu negócio em um só lugar. O que significa o fácil acesso e a colaboração entre equipes.

A partir da geração de relatórios, você acompanha o desempenho das suas campanhas de marketing, o comportamento dos clientes, e outras métricas, em tempo real. Com insights importantes, suas estratégias são orientadas para uma boa tomada de decisão.

Com essas ferramentas, você pode segmentar sua base de clientes através da base de critérios de fácil acesso, como comportamento de compra, preferências de produto e demografia. Aproveite a automatização em ações de marketing para e-commerce.

Não perca tempo, entre em contato. ‍Experimente o Zoho CRM e o Zoho Marketing Automation e conte com a WebPeak Consultoria para encontrar novas maneiras de criar excelentes relacionamentos com os clientes.

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