O que é CRM e como usá-lo ao máximo!

Saiba o que é CRM e aprenda como utilizá-lo ao máximo.
O que é CRM e como usá-lo ao máximo!

Saiba o que é CRM e aprenda como utilizá-lo ao máximo. Conheça as estratégias essenciais para tirar o máximo proveito deste sistema. Leia mais!

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou Customer Relationship Management (CRM), é muito mais do que uma simples ferramenta -  pode significar melhorar o desempenho e prosperar em seu negócio

Neste artigo, entenda o que é CRM, e, o mais importante, como você pode aproveitá-lo ao máximo. Conheça as práticas recomendadas que ajudarão você a extrair o máximo valor dessa ferramenta.

O que é CRM e qual o seu objetivo?

CRM, ou Customer Relationship Management, é um termo que reúne práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. 

Em um cenário de transformação digital, onde a experiência do cliente é central, o CRM se destaca como uma abordagem 360º para a gestão de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com o cliente.

O objetivo principal em entender o que é CRM é devido às suas funções. No caso, é proporcionar uma gestão centrada no cliente, integrando estratégias, processos, ferramentas e tecnologias. 

As plataformas de CRM ocupam um lugar de destaque entre as tecnologias corporativas inovadoras, utilizando informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

O que é CRM e como funciona na prática?

O CRM não se limita a ser apenas uma lista de contatos; é uma ferramenta estratégica que coleta, integra e utiliza dados valiosos para fornecer informações pessoais dos clientes, histórico e preferências de compras. 

Algumas das funcionalidades essenciais de um software de CRM incluem:

  • Rastreamento e gerenciamento ativo das informações dos clientes

O rastreamento e gerenciamento ativo das informações dos clientes são pilares fundamentais para entender o que é CRM. Essa funcionalidade permite que as empresas coletem, armazenem e atualizem de forma dinâmica dados relevantes sobre cada cliente

Desde detalhes de contato até histórico de interações, essa capacidade de rastreamento proporciona uma visão abrangente, facilitando uma compreensão mais profunda das necessidades e preferências dos clientes.

  • Conexão de toda a equipe em qualquer dispositivo

A mobilidade é essencial em um ambiente de negócios dinâmico. Com essa funcionalidade, as equipes têm a capacidade de se conectar e colaborar em tempo real, independentemente do local ou do dispositivo utilizado. 

Dessa maneira, não apenas melhora a eficiência, mas também possibilita uma resposta rápida a mudanças corporativas, promovendo uma metodologia de negócio centrada no cliente.

  • Captura inteligente de e-mails dos clientes

A captura inteligente de e-mails é uma ferramenta poderosa para manter registros precisos e atualizados das interações com os clientes. 

Ao integrar e automatizar a captura de dados de e-mails, o CRM simplifica o processo de rastreamento de comunicações. 

Por consequência pode resultar em uma análise eficiente das conversas e garantindo que nada essencial seja perdido, fortalecendo assim a compreensão do relacionamento com cada cliente.

  • Simplificação de tarefas repetitivas para um acompanhamento de leads mais eficiente

Automatizar tarefas repetitivas é uma das grandes contribuições do CRM para a eficiência operacional. Ao eliminar processos manuais, as equipes podem concentrar esforços em atividades mais estratégicas. 

Isso é particularmente crucial no acompanhamento de leads, onde a automação pode acelerar o ciclo de vendas, garantindo que nenhum lead valioso seja negligenciado.

  • Fornecimento de recomendações e insights instantâneos

A capacidade do CRM de fornecer recomendações e insights instantâneos é alimentada por análises avançadas e inteligência artificial. 

A partir da análise de padrões de dados, comportamento do cliente e histórico de compras, o CRM oferece insights valiosos para aprimorar estratégias de vendas, marketing e atendimento ao cliente. 

Essas recomendações podem variar desde ofertas personalizadas até estratégias para melhorar a satisfação do cliente.

  • Expansão e personalização conforme o crescimento da empresa

Uma funcionalidade crucial para empresas em crescimento é a capacidade de expansão e personalização. À medida que a empresa evolui, o CRM deve acompanhar, oferecendo escalabilidade para suportar volumes crescentes de dados e transações. 

Além disso, a capacidade de personalização permite adaptar o sistema de acordo com as necessidades específicas da empresa, garantindo que o CRM continue a ser uma ferramenta ágil e alinhada com os objetivos estratégicos.

Essas funcionalidades representam a espinha dorsal desse sistema eficaz, capacitando as empresas a construir e manter relacionamentos com os clientes, ao mesmo tempo em que impulsionam a eficiência operacional e a inteligência estratégica.

Agora que já sabe o que é CRM, você precisa conhecer a tecnologia Zoho 

O Zoho CRM Plus é uma ferramenta completa que vai além da simples gestão de relacionamento com o cliente. 

Esta plataforma unifica vendas, marketing, atendimento ao cliente e outras equipes voltadas para o cliente em uma experiência extensa, possibilitando a oferta de experiências excepcionais aos clientes.

  1. Unificação de dados e compromissos com o cliente

O Zoho CRM Plus se destaca ao unificar dados de negócios, compromissos com clientes, retorno sobre investimento (ROI) e muito mais. 

De forma integrada mantém o cliente no centro de todas as operações, garantindo que cada interação seja informada por um entendimento profundo das necessidades e preferências individuais.

  1. Interatividade omnicanal para uma experiência consistente

Com a promessa de uma interação omnicanal, o Zoho CRM Plus permite que as empresas alcancem os clientes em diversos canais ao longo do ciclo de vida do cliente. 

A capacidade de acesso ao contexto completo em diferentes canais, através de notificações em tempo real, possibilita a gestão eficaz de conversas com diferentes equipes em uma única interface. 

Todas as interações são gerenciadas de maneira harmoniosa: em chats, chamadas telefônicas, informações do visitante ou chat ao vivo.

  1. Aprimoramento da experiência do cliente através da IA

A Zia é assistente de inteligência artificial (IA) do Zoho CRM Plus. Essa IA avançada oferece previsões de tendências de negócios, sugestões sobre os melhores momentos para entrar em contato com os clientes, detecção de sentimentos em e-mails e tíquetes, além de apresentar painéis de negócios inteligentes. 

O uso da IA amplia a eficiência operacional, assim, permite o atendimento e o acesso a informações valiosas para as equipes voltadas para o cliente.

  1. Automatização para eficiência e economia de tempo

A automação é uma peça fundamental do Zoho CRM Plus, através dela se obtém o desenvolvimento dos processos que conectam as equipes de marketing, vendas e atendimento. 

A integração de processos complexos com o Blueprint, aliada à lógica analítica unificada, cria uma sinergia que melhora a produtividade da equipe, envolve as pessoas certas e garante a conformidade em todas as etapas do caminho.

  1. Análises unificadas para tomadas de decisão estratégicas

O Zoho CRM Plus não apenas coleta dados, mas oferece análises unificadas de marketing, vendas e atendimento ao cliente. 

Os painéis interativos e personalizáveis, juntamente com comandos de voz e texto ativados por IA, fornecem percepções detalhadas para cada decisão envolvendo clientes e negócios. 

Assim, devido a orientação por dados, se facilita a adaptação estratégica e a implementação de ações informadas.

  1. Simplicidade, personalização e integração

O Zoho CRM Plus se destaca pela sua interface unificada, combinando oito poderosas ferramentas em uma única plataforma. Desenvolvido internamente por engenheiros especializados, oferece transparência nos preços e facilidade de personalização. 

Além de que, integra-se a mais de 1.000 aplicativos empresariais de terceiros, proporcionando uma solução completa e flexível para as equipes de vendas, marketing, atendimento e outras áreas voltadas para o cliente.

Com uma avaliação gratuita de 30 dias, o Zoho CRM Plus oferece uma oportunidade para as empresas vivenciarem em primeira mão como essa plataforma pode elevar a experiência oferecida por sua empresa. 

A implementação ágil e o suporte técnico diferenciado garantem a implementação eficiente. Acabe, de uma vez por todas, com as falhas organizacionais: essa plataforma coloca as empresas em uma posição para proporcionar experiências inesquecíveis aos clientes. 

Melhore o desempenho do negócio com a Consultoria de CRM WebPeak 

Diante de um cenário de mercado cada vez mais competitivo, a gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é a peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. 

A consultoria de CRM WebPeak é um Zoho Partner Premium, o que significa que oferecemos suporte prioritário, uma equipe altamente certificada, além de uma rica base de cases de sucesso.

Como Parceiro Premium Zoho, nos destacamos pela nossa expertise na implementação e otimização de soluções de CRM. Esta parceria afirma à consultoria WebPeak um acesso privilegiado às mais recentes atualizações, recursos e treinamentos oferecidos pela Zoho, garantindo que nossos clientes estejam sempre à frente no que diz respeito à inovação em gestão de relacionamento com o cliente.

Nossos profissionais têm um extenso conhecimento nas melhores práticas do setor, capazes de fazer a sua implementação e uso do Zoho CRM se alinharem perfeitamente aos objetivos específicos do seu negócio.

Durante todo este artigo falamos sobre o que é CRM e tudo o que implica esse assunto, agora é com você: invista no futuro da sua empresa com a consultoria WebPeak.

Tenha um parceiro comprometido com o seu sucesso. Entre em contato conosco hoje para iniciar as grandes mudanças do seu negócio.

Melhores resultados para seu negócio?
Entre em contato com nossa equipe e receba um orçamento personalizado.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Empresas que confiam em nosso trabalho

Solicite um orçamento

Fale com nossa equipe

Aumente os resultados
da sua empresa

Nosso time entrará em contato em até 24 horas